27 de out. de 2008

II Semana Vivencial CEJA – Atividade 2 -Fechamento dos argumentos sobre o tema “Tecnologia ou Metodologia”

Queridos Cursistas:
Elabore uma [síntese individual] deste tema de estudos. Lembre-se, você deve revelar sua verdadeira posição justificando-a. Seu ponto de partida é o seu argumento postado no BLOG. Poste aqui sua síntese em comentários. Salve-o com o nome ativ3unidade1 na sua pasta.
Sucessos!!!!!
Célia

15 comentários:

Blog de Ana M. Dantas no curso Educação Digital disse...

É claro que a tecnologia é importante nos dias atuais como auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Porém sem uma metodologia adequada de anada adiantará termos acesso a várias tecnologias, quando não sabemos que caminho seguir. Acima de tudo é necessário ter o direcionamento e uma linha de trabalho ai sim as tecnologias servirão de instrumentos úteis ao desenvolvimento de um bom trabalho.

ROBERTO SOCIOLOGO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ROBERTO SOCIOLOGO disse...

Tecnologia
Hoje a tecnologia esta presente no nosso cotidiano. Por isso, a tecnologia hoje em dia é fundamentalpara melhorar nossa qualidade de vida, pois ela facilita a nossa vida particular, a nossa vida profissional, a nossa vida de uma maneira geral.
Hoje seria impossível nós vivermos sem tecnologia, nós somos totalmente dependentes dela.
Hoje em dia se terassem a tecnologia de nossas vidas, nós não sobrevivería-mos, seria o mesmo que tirar o oxigênio do ar.

Unknown disse...

É evidente que a tecnologia é fundamental para melhorar a aprendizagem,porém sem uma metodologia adequada não conseguimos alcançar os objetivos.Portanto,a tecnologia sem metodologia não há resultados e vice versa.

ana santos disse...

A metodologia está contextualizada no nosso cotidiano.Tudo o que fazemos precisamos de um caminho a seguir. Na sala de aula o planejamento é indispensável para se obter um resultado satisfatório, necessitamos de caminhos a se seguir para que o ensino e a aprendizagem possa ser significativo. Portanto nos dias de hoje a tecnologia está presente em tudo mas nada adianta ,tecnologia sem metodologia. Hoje a tecnologia é um meio para enriquecer a metodologia

Unknown disse...

A tecnologia é uma realidade universal faz parte do cenário da vida de cada ser humano.
O acesso às informações, a comunicação acontece de forma instantânia. De forma que a aprendizagem, o conhecimento se transforma com rapidez.Neste aspecto a metodologia contempla um espaço favorável a essa dimensão, pois orienta a compreensão dos aspectos que permeiam o processo de construção do conhecimento e da aprendizagem humana caracteriza,em se mesma, um grande desafio para educandos e educadores diante das exigências do mercado de trabalho e para lidar com a sociedade tecnologica, sendo assim tecnologia e metodologia se complementam na busca de soluções que atendam às novas demandas educacionais.

Blog de Francisca F no curso Educação Digital disse...

A tecnologia na vida das pessoas é tão importante quanto a metologia, pois uma completa a outra.

Blogdemaria nevesno curso Educação Digital disse...

a Tecnologia propicia o acesso as informações a comunicação, de modo que as pessoas possam vivenciar diversas maneiras de adquirir e produzir o conhecimento o qual é indispensáveis na era da comunicação e ganham espaço efetivo nas salas de aula.Entretanto, o educador necessita assegurar técnicas metodológicas, que possam contribuir de forma significava para a formação do indivíduo.

elinete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
elinete disse...

As tecnologias por si só , não desempenham as funções esperadas, se não forem mediadas por professores capacitados com conhecimento dos potenciais educacionais da informática e ser capaz de integrar atividades que fazem uso pedagógico de recurso computacionais,criando assim condições para os alunos construírem seu próprio conhecimento, ao mesmo tempo que proporciona sua inclusão digital e social. Portanto, a tecnologia é um meio para enriquecimento da metodologia do professor, com uma forma de inovação e interação.

gliciamaria disse...

No contexto atual da sociedade tecnológica é de fundamental importância o uso das tecnologias no âmbito educacional como ferramenta mediadora da prática pedagógica dos educadores de qualquer área do conhecimento contribuindo para que o processo ensino aprendizagem aconteça de forma significativa despertando o interesse dos alunos e saindo das mesmices da sala de aula.
No entanto, para que haja eficiência das tecnologias no processo ensino aprendizagem no fazer pedagógico é necessário atentar como integrar as tecnologias no espaço escolar, ou seja , que metodologia utilizar, essa ação deve ser bem planejado com objetivos e metas objetivando êxito e eficácia no decorrer das atividades. Dessa feita, entende-se que tecnologia e metodologia devem caminharem juntas mediando o processo ensino aprendizagem do fazer pedagógico de cada educador.

Metodologia disse...

Tanto a Metodologia como a tecnologia é de suma importância para o ensino e aprendizagem. Porque uma vai dar suporte ao outro; isto é elas caminham juntas para o enriquecimento das atividades.

terezinha de jesus pereira saldanha disse...

Estamos vivenciando os avanços tecnológicos, com satélites, parabólica, canal exclusivo para a educação, cursos oferecidos a distancia, laboratório de informática nas escolas, mas, tudo isso é só o início.
Acredito que a incorporação das tecnologia na educação, já iniciou faz tempo, o que está faltando é estimulo para que o professor consiga enfrentar a sua missâo de, que é de educar.

silvanete caiana disse...

síntese tecnologia ou metodologia?
sem dúvida, a tecnologia é algo que veio proporcionar ao educador ferramentas novas para auxíliá-lo no seu cotidiano.
No entanto, o docente continua sendo quem planeja e desenvolve situações de ensino a partir do conhecimento que adquiriu ao longo dos anos de estudo e prática educacional.
É ele,o professor, quem ainda tem a metodologia. sem ela, não há como progredir no processo ensino-aprendizagem.

Maria Dutra disse...

TECNOLOGIA

Vivemos numa geração cultural de gerações divididas,onde parte manuseia os aparelhos tecnológicos e aprendem naturalmente, a utiliza-lós mediando todos os meios de comunicações:TV, celular, DVD, computador.
Os computadores estão presentes também nas classes menos favorecidas por meio do governo através de projetos sociais e escolas públicas lançando novas possibilidades de aprendizagem e formando até intercâmbio uma interação perfeita encadeada pela internet. Em paralelo outra geração totalmente analfabeta virtualmente, deixa-se levar pelo desinteresse , perdendo até cursos oferecidos pelo poder público não sabe que cada vez a sua exclusão social acentua-se dificultando o estilo de vida em comunidade.
Então, o sistema educacional brasileiro precisa urgentemente discutir e incluir nova grade curricular com disciplinas contextualizos para incluir todos.

Quem sou eu

Minha foto
O Núcleo de Tecnonologia Educacional José Augusto - Caicó/RN - Faz parte do Programa Nacionl de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. Através deste Blog pretende-se registrar atividades e trocar experiências docentes durante o Curso Introdução a Educação Digital para professores e gestores das redes públicas de ensino no sistema operacional Linux Educacional e recursos básicos da Internet.