27 de out. de 2008

II Semana Vivencial CEJA – Atividade 1: Lendo, produzindo e digitando texto com o BrOffice.Org.Writer

Socialize neste espaço, em comentários, seu texto sobre “o papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares”.
OBS.: Para escrever seu texto, utilize o que você aprendeu no editor de texto BrOffice.Org. Writer, que foi estudado no II encontro presencial. Salve-o com o nome ativ2unidade1 na sua pasta.
Bons Estudos!!!!
Célia

13 comentários:

Blog de Ana M. Dantas no curso Educação Digital disse...

A tecnologia está presente em toda parte de nossas vidas, desde a mais simples como o sabonete, o talher ou mesmo o lápis, até os sofistificados programas de computador e os televisores de plasma que hoje estão tomando conta do comércio de eletro domésticos e entretenimento.
Na profissão de educador não pode ser diferente, pois até meswmo o velho giz é uma tecnologia, mesmo que "quase" ultrapassada. Então o professor precisa ter em mente e buscar, por meios diretos ou indiretos, uma formação continuada que o insira na educação digital na atual sociedade pós-moderna. Pois esta é a condição básica para que tantos professores quanto os gestores das escolas consigam despertar nas novas gerações de "alunos" o interesse pelo conhecimento e consequentemente, eles também sejam incluídos digitais da sociedade pós-moderna.

ROBERTO SOCIOLOGO disse...

O papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares

Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças sociais decorrentes das modificações na produção e no serviço. Hoje, uma intensa interconexão resultante do aperfeiçoamento dos transportes e da comunicação vem acarretando mudanças nas relações de tempo e de espaço.
Devido às constantes mudanças e desafios, a formação inicial torna-se rapidamente insuficiente, o que ratifica a necessidade da disposição para um aprendizado contínuo ao longo da vida. Buscar corretamente a informação é extremamente importante. A construção do conhecimento gerado através da busca e da pesquisa é extremamente eficaz e satisfatóriapara o indivíduo. O processo de produção de conhecimentos deve ser permanente e dinâmico, assumindo um papel fundamental, ao lado dos processos de organização e distribuição da informação. Os sistemas educacionais necessitam atender a novas demandas e, neste processo, os professores ocupam um papel estratégico.
A dinâmica do mundo moderno impõe, em todas as áreas, profissionais questionadores e dinâmicos, que ultrapassem os limites da simples execução. A capacidade de pensar edecidir são essenciais para a assimilação de mudanças e para o confronto com desafios que surgem todos os dias. Segundo Lévy (1996, p.54) "as pessoas não apenas são levadas a mudar várias vezes de profissão em sua vida, como também, no interior da mesma ‘profissão’, os conhecimentos têm um ciclo de renovação cada vez mais curto”. Inclusive, como afirma Lévy (1999, p. 173), "a própria noção de profissão torna-se cada vez maisproblemática". Uma pessoa já não mais se prepara para o exercício de uma profissão que o acompanhará em sua vida. Mesmo que não mude de atividade no decorrer de sua existência, fato hoje comum, necessita acompanhar as mudanças de sua própria profissão. Os conhecimentos e habilidades empregados em um campo profissional já não são estáveis; em intervalos de tempo cada vez mais curtos, transformam-se ou, até mesmo, tornam-se obsoletos. Além de novas formas de trabalho, as crescentes demandas resultantes dos avanços que a ciência introduz nas áreas técnicas e tecnológicas, nos sistemas de comunicação, de transporte, e mesmo nas formas de relação, organização, lazer, etc. requerem o acesso a novas informações, o desenvolvimento de novas habilidades para a adaptação e a assimilação destas
mudanças. A formação do professor é o ponto chave para a modernização do ensino. Anecessidade de atualização constante do professor cresce, não só em relação à sua disciplina específica, como também no que se refere às metodologias de ensino e às novas tecnologias.
A preparação do professor deve atender as mesmas exigências dos demais setores dasociedade: formar um ser autônomo, não um receptor de informações pré-moldadas, repetidor de modelos estáticos em sua atuação profissional.
As mudanças observadas na sociedade podem ser analisadas sob diferentes ângulos. Certamente, em todos, a educação tem uma posição estratégica e, conseqüentemente, também o professor. Sua formação, compreendida como uma preparação sistemática para os diferentes aspectos de sua função, é o ponto chave para a modernização do ensino. Porém, como salienta
Perrenoud, (apud Chakur, 1995, p. 80), "é possível que a formação básica do professor não dê mais conta das mudanças rápidas e diversificadas que acompanham a evolução das condições do exercício do magistério”.
Portanto, assim como para muitos profissionais, a expectativa de atuação do professor insere-se neste quadro de mudanças, gerando a necessidade de uma formação continuada.
Mais ainda, pois como observa Demo (1998, p.191), "nenhuma profissão envelhece mais rapidamente do que a do professor, precisamente porque lida mais de perto com a lógica do conhecimento. Mais decisivo do que colher um diploma é manter-se atualizado pela vida afora”.
A importância de refletir sobre possibilidades formativas é indiscutível especialmente sobre aquelas que se direcionam a formas que ao invés de apresentarem um fluxo unidirecional, levam a situações bidirecionais, colaborativas e interdisciplinares, favorecendo a consolidação profissional do professor.

Unknown disse...

No mundo atual, a tecnologia se tornou imprescindível.Embora,as vezes, nos assustemos e sentimos dificuldade em função da velocidade com que os avanços acontecem,mas é necessário buscarmos capacitação,pois na profissão de professor precisamos trazer novidades para chamar a atenção do aluno.Toda e qualquer atividade que formos realizar para conseguirmos alcançar o objetivo,precisamos utilizar as tecnologias seja ela mais avançada ou rudimentar.

Unknown disse...

ELABORAR UM TEXTO SOBRE O PAPEL DA TECNOLOGIA NA SUA VIDA E NA FORMAÇÃO DE GESTORES E PROFESSORES


O avanço tecnológico tem gerado uma nova postura na vida pessoal e profissional, transformando o modo de viver,facilitando assim as relações de comunicação e contribuindo com as atividades diárias. No entanto está realidade ainda gera conforto e qualidade de vida para um minoria, espra-se que com o advento da inclusão digital possa ampliar o acesso a classe menos favorecida.
No mercado de trabalho a sociedade exige profissionais capacitados para lídar com estas ferramentas, neste sentido é indispensável que a prática educacional esteja associada as dimensões sociais,culturais e econômicas que são intensamente pautadas pelo vetor tecnólogico.
O gestor por ser um elo de todos os seguimentos da escola, a sua atuação constitui um grande significado com o auxílio da tecnologia.Onde o qual pode ajudar na criação de situações que propocionem a compreensãodo seu papel enquanto lider institucional para o desenvolvimento de uma nova postura educacional na qual a tecnologia favoreça o trabalho coletivo, a tomada de decisão, a identificação de talentos e lideranças. É importante que o professor tenha acesso ao conhecimento tecnológico na sua formação para que enquanto educador o mesmo possa aprender a ler os meios de comunicação na ótica dos jovens,para melhor poder interagir e ajuda-los a compreender os problemas sociais de forma mais organizada,construindo uma visão ampla de mundo, bem como,para a democratização do acesso ao conhecimento.

Metodologia disse...

O papel da tecnologia na sua vida, na formação de professor e gestor escolar.
Estamos vivendo um era que mais parece com um conto de fada do que à realidade
. São os avanços tecnológicos que chegam, transformando as cabeças das pessoas, dando asas as imaginações, mudando hábitos, costumes, classes sociais, econômicas e culturais.
Entrou nas casas de classe alta, médias, e até mesmo da baixa, nas escolas, nos bancos, comércios, enfim nos quatros cantos do universo, é a globalização tomando o lugar da velha forma de vida.
Já é comum utilizarmos a tecnologia para efetuarmos compras, fazermos transações bancaria da nossa própria casa, lemos as principais notícias, pesquisamos os mais variados temas possível, fazemos contatos com pessoas de diferente nações, falamos e vermos pessoas querida que mora fora.
A escola esta passando por diferentes formas de mudanças: sócias, econômicas e culturais. Diante destas mudanças é que a tecnologia veio para dar um grande suporte na formação de professores e gestores escolar, a creditamos que a formação cultural básica é o suporte da formação tecnológica ou seja , a utilização
Pedagógica das tecnologias da informação pode trazer relevante contribuição para o
ensino e aprendizado.
Ela favorece o domínio de estratégias de aprendizagem, capacidade de transferência e comunicação do aprendido, analise e solução de problemas, capacidade de pensar criticamente

ana santos disse...

"As tecnologias invadem o nosso cotidiano". Essa é uma das frases mais utilizadas hoje em dia para se referir aos equipamentos com as quais lidamos nas atividades rotineiras.Pensadores conteprâneos e a mídia em geral afirmam que vivemos em uma sociedade tecnológica.Essas referências encaminham-se para um pensamento de oposição entre nossa natureza humana e a "máquina",forma concreta com que a tecnologia é reconhecida.
Olhando ao nosso redor,nos deparamos com as diversas formas de tecnologia,vemos que boa parte daquilo que utilizamos em nossa vida diária,pessoal e profissional nas mais diferentes ferramentas fazem parte deste contexto.
Diante da facilidade e do acesso aos novos produtos tecnológicos vem se tornando um grande desafio para a sociedade atual,demanda esforços e mudanças nas esferas econômicas e educacionais.
Para que todos possam ter informações e utilizar de modo confortável as novas tecnologias,é preciso um grande esforço educacional.Como elas estão em permanente evolução,a aprendizagem contínua é conseqüência natural do momento social e tecnológico que se vive a ponto de poder se afirmar que essa é uma "sociedade da apendizagem"
Diante dessa realidade, muitos professores já sentiram que precisam mudar a sua maneira de ensinar e querem se adaptar ao rítmo e as exigências educacionais dos novos tempos e anseiam por oferecer um ensino de qualidade, adequado às novas exigências sociais e profissionais.
Portanto,sabemos que é fundamental a capacitação dos profissionais da educação para que possa se concretizar em práticas o uso das tecnológias no trabalho pedagógico aplicado em sala de aula, sendo assim,estarão superando todos os medos e a resistência ao novo.

Blogdemaria nevesno curso Educação Digital disse...

O século xx tem sido denominado como a era da informação. temos testemunhado vários avanços tecnológicos. uma delas é tecnologia da informação a qual chega até nossa residência com muita rapidez. Acontece uma notícia em outro país e agente já fica sabendo através da televisão e da internet
Para mim essa tecnologia mudou muito a minha vida pois quando comecei a usar o computador não sabia nem sequer ligar,hoje já aprendi como lidar com essa máquina. pois temos necessidade de saber usa-la até porque os alunos tem uma visão mais rápida do que o professor. Portando as tecnologias na escola merecem ser um objeto de reflexões, estudos e pesquisas por parte dos gestores professores e alunos para que tenha autonomia em relação ao seu uso possibilitando uma boa aprendizagem.

gliciamaria disse...

A sociedade atual está inserida num contexto tecnológico em que exige que o profissional desenvolva a habilidade de manipular os instrumentos tecnológicos tendo em vista o nosso cotidiano está permeado pelos os mesmos. A tecnologia é de fundamental importância em minha vida como educadora ,na dos gestores e demais educadores ,por nos abrir um leque de possibilidades em nossa prática pedagógica, e bem como,por integrarmos o meio técnico informacional disponível no texto atual, contribuindo para a construção do conhecimento de forma significativa.

Blog de Francisca F no curso Educação Digital disse...

O papel da tecnologia na vida das pessoas

No mundo moderno, onde as mudanças ocorrem velozmente, não podemos viver sem tecnologia,pois ela está presente em tudo que utilizamos, desde a roupa ao medicamento, sua falta dificultaria a vida do homem em todos os aspectos, seria dificil o letramento em qualquer área do conhecimento, visto que faltaria textos para leitura e informações, faltaria meios para nos comunicar com rapidez com outras pessoas.

elinete disse...

Hoje não podemos negar o poder da tecnologia na vida de cada um de nós. E como profesora, sinto um enorme prazer em trabalhar com as tecnologias.
Quanto a formação tecnologica de professres e gestores é muito importante, porque nosso papel enquanto educador vai muito além da sala de aula e conteúdos específicos, para um desenvolvimento pleno do aluno tem que ser capacitados professores e gestores.

terezinha de jesus pereira saldanha disse...

O papel da tecnologia na minha vida e na vida dos professores e gestores.

Hoje a tecnologia está presente em todos os nossos momentos e ainda não somos capazes de utiliza-las corretamente. Nos dias atuais não se concebe mais que façamos parte dos excluídos. Ficamos de fora desse processo por muitos anos e isso não é mais possível.
Para mim,aprender as novas tecnologias está sendo muito importante. Porem, com bastante obstáculos, porque ainda tenho muitas dificuldades no uso de algumas ferramentas tecnológicas.
Sabemos que a tecnologia está presente em todos os recantos do mundo e que é preciso aprimorar as estratégias mais eficazes para que nós, professores e gestores possamos aprender a sermos bons comunicadores.
Esse domínio da comunicação requer prática, paciência persistência e desenvolvimento de aprender a aprender, participando de cursos que nos são oferecidos gratuitamente e que nem sempre aceitamos .
Portanto o papel da tecnologia em minha vida é um desafio que pretendo vence-lo.

silvanete caiana disse...

o papel da tecnologia na vida de qualquer profissional é de suma importância para garantir aprendizagens significativas.O professor se aliará ao computador, que possibilitaráo estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental.

Maria Dutra disse...

A sociedade da informação precisa tornar uma gente aprendente as novas tecnologias e assumir cada vez mais o papel ativo no meio social, no conforto familiar essas ferramentas facilitam vidas, podemos participar de lazer sem gastar muito, comercializar e até a retaguarda da segurança pública, onde as ruas já não podem oferecer. É bom lembrar que a mídia não substitue o contato social, como as relações afetivas, por exemplo. Mas é preciso que o aluno e professores analisem o melhor das informações unindo valores formando bom caráter. Aprendendo com a vida digital acelerar o gosto de cair na rede trocando experiências de conhecimentos pesquisando crescer na vida juntos. E não eliminar a cultura como: Leitura, Cinema, visitas a Museus de Arte, Espetáculos, Teatro, Excursões e Cursos que reciclam nossos conhecimentos.
Contudo a Tecnologia não é mais um instrumento de separação, ela se transforma em uma ferramenta convivial e comunitária, e pode ser vista também como uma Revolução Doméstica.

Quem sou eu

Minha foto
O Núcleo de Tecnonologia Educacional José Augusto - Caicó/RN - Faz parte do Programa Nacionl de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. Através deste Blog pretende-se registrar atividades e trocar experiências docentes durante o Curso Introdução a Educação Digital para professores e gestores das redes públicas de ensino no sistema operacional Linux Educacional e recursos básicos da Internet.