23 de out. de 2008

ESCOLA ESTADUAL DOM JOSÉ ADELINO

Atividade de apresentação
Caro Cursista, queremos conhecer você. Aprese
nte-se para nós!!!

CARÍSSIMOS EDUCADORES,
Este curso de Introdução à Educação Digital, promovido pela SEED-MEC, integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional-PROINFO INTEGRADO, que visa a formação de Professores e Gestores da Educação Básica da Escola Pública de todo o Brasil e sua Inclusão Digital.
Sejam Todos e Todas muito Bem Vindos e Bem vindas, e este Curso seja MUITO PROVEITOSO PARA TODOS.
Júnior Azevedo - Professor Formador.

Abertura do Curso Introdução à Educação Digital - 22.10.2008
Para os Professores e Gestores da Escola Estadual D. José Adelino - Caicó - RN

33 comentários:

Maria Aparecida disse...

Expectativa:adquirir meios para acompanhar ritmo dos avanços tecnológicos



Após assistir ao vídeo “Do Sonho aos Ares, percebi a relação do invento de Santos Dumont: o avião, com o avanço tecnológico. Pois a partir de sua persistência e da capacidade de criar e aperfeiçoar suas criações nasce a idéia de inovar e buscar novas fórmulas para ajudar o homem a desenvolver suas atividades.
E é nesse impulso que a tecnologia se concretiza e passa a fazer parte de todos os segmentos da sociedade. E a partir desse avanço que percebemos a necessidade de estarmos sempre nos aperfeiçoando para não ficarmos tão distante desse mundo inovado tecnologicamente e bombardeado por tantas inovações que a cada dia acontece com maior velocidade. Conseqüentemente isso exige de nós muito mais qualificação e aperfeiçoamento.
Para tanto eu, Maria Aparecida Fernandes de Lima, sendo professora do Ensino Fundamental EJA (Ensino de Jovens e Adultos) sinto a necessidade de me familiarizar com o universo da internet, para fazer uso dos novos recursos que tornem minhas aulas mais inovadas e mais adequadas a esse tempo da tecnologia que cativa o nosso aluna do. Percebo que numa aula onde se utiliza algum recurso que fuja da rotina , proporciona mais satisfação e prazer nos alunos em participar.
Portanto precisamos nos aperfeiçoar para adquirirmos a habilidade de usarmos com eficácia os recursos tecnológicos e não apenas como mais uma ferramenta, mas como algo que proporcione novas formas de aprender mais adaptadas a esta Era da Informática que nos impõe novas habilidades e um novo olhar sobre as técnicas de educar.
Maria Aparecida Fernandes de Lima

educação em tela:docarmo disse...

SONHO: UM PASSO PARA A REALIZAÇÃO DE TUDO O QUE DESEJAMOS

Eu sou Maria do Carmo Medeiros Pereira, casada há 27 anos, mãe de três filhos Rosângela, Giliard, Ana Vilma e tenho 2 netos Daniel e Mariluz. Sou professora há 29 anos, só pedagoga e tenho especialização em psicopedagogia.
Tenho 47 anos e no decorrer desses anos aprendi muitas coisas importantes entre as quais aprendi que sonhar faz parte da vida de todos seres humanos. Aprendi que cada pessoa tem seu (s) sonho (s) diferente (s), claro, mas são sonhos. Sonho é objetivo pelo qual o sonhador luta pela sua concretização, por exemplo: Santo Dumont um dia sonhou em fazer uma máquina e voar, lutou, enfrentou muitos desafios, mas seu sonho, seu objetivo foi concretizado. Muitos professores, assim com eu, um dia sonhou em ter em sua Escola e em casa a Tecnologia Digital, a tecnologia de informação e comunicação. Muitos, assim como eu, estão vendo o seu sonho ser realizado. Somos cientes que esta traz possibilidades de mudanças para a nossa vida pessoal e profissional, como também muitos desafios, mas nada que um bom planejamento e força de vontade não resolva.
Eu tenho plena certeza que por mais dificuldade que a Tecnologia pode trazer ainda não se compara com as que eu já enfrentei em minha carreira de magistério de 1979 até os dias atuais.
Em 1979 quando eu contava com apenas 18 anos, inicie a minha carreira de magistério, onde enfrentei muitas dificuldades, pois quase não havia livro didático e os poucos que aparecia era fora da realidade do aluno e pouco eu podia fazer, pois não tinha nem recursos para pesquisa. Os trabalhos / provas, eram manuais. Eu escrevia um por um e sonhava em trabalhar em uma escola que tivesse máquina de datilografia e mimeógrafo a álcool. Esse sonho só foi realizado dez anos depois, em 1990 quando eu passei a trabalhar em outra Escola. Esta, além de ter os instrumentos, que desejava trabalhar máquina de datilografia e mimeógrafo a álcool, oferecia melhores condições de trabalho. Mas esse sonho já era real e não o ideal, então logo passei a sonhar com o mimeógrafo a tinta. Esse sonho acabou sem ser realizado, pois logo passei a sonhar em trabalhar em Escola com sistema de Tecnologia Digital, a tecnologia de informação e comunicação e esse sonho está sendo concretizado agora, tanto na Escola Municipal como na Estadual, nas quais eu trabalho, no 29º ano da minha careira de magistério. O meu Confesso que enquanto este está sendo concretizado eu já estou sonhando com o Datashow e pensando nos meus próximos sonhos e imaginando quanto tempo vou esperar para ver estes realizados. Pois sonho quando passa a ser real deixa de ser ideal para que nós, seres humanos, continuemos sonhando, que sonhar é viver.


Maria do Carmo Medeiros Pereira

mungunzá disse...

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA




Eu sou o professor José Ricardo de Oliveira, nascido aos 28 de outubro de 1959 na cidade de Caicó, onde sempre estudei em escola pública, concluí o ensino de 1º grau menor, hoje ensino fundamental I, na escola de aplicação de Caicó. Cursei o 1º grau maior (ensino fundamental II) no ginásio estadual de Caicó, atualmente centro educacional Dr. José Augusto. Terminando os estudos de 1º grau foi estudar na escola técnica federal do Rio Grande do Norte onde cursei o curso de mineração, terminando assim os estudos referente ao 2º grau no ano de 1977, já no ano seguinte, ingressei na universidade federal do Rio grande do Norte no curso de Educação Física. Atualmente, trabalho na escola estadual D. José Adelino Dantas como professor de educação física nas turmas de 6º ao 9º ano.
Como educador físico, vejo a tecnologia com desconfiança, pois ela leva o ser humano a tornar-se sedentário, mas nada contra a ela, porque ela veio para facilitar a vida dos seres humanos.

Prof. Técio disse...

A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS




As tecnologias são de fundamental importância para o funcionamento da humanidade. Quantos avanços já foram adquiridos nas diversas áreas do conhecimento humano, devido as novas tecnologias que surgiram e, que hoje estão cada vez mais,influenciando nossas vidas. Por isso, a implantação das tecnologias nas escolas, tornou-se essencial para o aprendizado dos alunos e, conseqüentemente, os professores terão que se aperfeiçoarem, para poderem usar as tecnologias, como recursos metodológicos para suas aulas. Pessoalmente, não tenho muita habilidade com essas novas tecnologias e, nem elas influenciaram muito a minha vida, devido usa-las, mais como forma de lazer, pórem, estou vendo que são mais do que isso, são avanços que vieram para facilitar a vida e, por isso, temos que conhece-las, para utiliza-las nas diversas situações que aparecem no dia-a-dia.


Eu, Técio Estevão dos Santos, nascido no dia 12 de Julho de 1983, em Caicó/RN. Professor de matemática na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas. Formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Curso de Licenciatura Plena em Matemática e Especialista em Educação Matemática pela FIP de Patos/PB. Considero me uma pessoa tímida, que gosta de ficar a maior parte do tempo em casa, estudando matemática.

Deus é fiel disse...

Francisca das Chagas Damasceno, nasci na fazenda Domingas município de Caicó no dia 09 de janeiro de 1960. Filho de João Faustino Damasceno. Tive uma infância feliz, especialmente, porque vivi em contato com a natureza e com a liberdade própria à vida no campo. Iniciei a vida escolar na escolar Coronel Gorgonio da Nóbrega. Tornei-me professora aos vinte anos, lecionei oito anos turmas multiseriada na Escola Isolada Domingas, nome que deu origem ao lugar onde nasci.
Em 1992 vim morar em Caicó, fiz magistério na Escola ECCAM. Logo descobri que tinha tendência para arte, leitura e escrita à medida que ia desvendando os mistérios da leitura através dos livros de literatura infantil. Entrei na universidade estadual do Rio Grande do Norte UERN em 2002 no Curso de Letras. Hoje sou habilitada para ensinar Língua Portuguesa e as respectivas literaturas.
Atualmente sou professora polivalente, ensino uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas Caicó, RN.
A importância das novas tecnologias para a nossa vida.
A evolução tecnológica conseguiu nestas últimas décadas do século XX dar grandes saltos no que respeita à evolução e aplicação de novas tecnologias. Em todos os setores, isso se refletiu numa melhoria da qualidade d vida dos cidadãos. Na medicina, as novas descobertas e aplicações das mesmas, possibilitaram a cura e a recuperação de muitas pessoas vítimas de doenças fatais, conseguindo-se com isso um aumento da esperança média de vida a muitos cidadãos. Nos transportes, as novas descobertas aumentaram a qualidade de serviço prestado, na qualidade, na comodidade, na rapidez e segurança aos que usufruem das mesmas. Na indústria, originou uma maior produtividade e de qualidade aos produtos. Na comunicação, a evolução foi também incrível, desde a televisão a cores, telefones, celulares ao computador. Com os avanços tecnológicos, o homem vem transformando o planeta numa aldeia global. Hoje é possível comunicarmos com outras pessoas que esteja do outro lado do globo a baixo custo, como também possibilita a educação à distancia. Para além disso tudo, conseguimos ter uma informação rápida e real de tudo que se passa no mundo.

Deus é fiel disse...

Francisca das Chagas Damasceno, nasci na fazenda Domingas município de Caicó no dia 09 de janeiro de 1960. Filho de João Faustino Damasceno. Tive uma infância feliz, especialmente, porque vivi em contato com a natureza e com a liberdade própria à vida no campo. Iniciei a vida escolar na escolar Coronel Gorgonio da Nóbrega. Tornei-me professora aos vinte anos, lecionei oito anos turmas multiseriada na Escola Isolada Domingas, nome que deu origem ao lugar onde nasci.
Em 1992 vim morar em Caicó, fiz magistério na Escola ECCAM. Logo descobri que tinha tendência para arte, leitura e escrita à medida que ia desvendando os mistérios da leitura através dos livros de literatura infantil. Entrei na universidade estadual do Rio Grande do Norte UERN em 2002 no Curso de Letras. Hoje sou habilitada para ensinar Língua Portuguesa e as respectivas literaturas.
Atualmente sou professora polivalente, ensino uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas Caicó, RN.
A importância das novas tecnologias para a nossa vida.
A evolução tecnológica conseguiu nestas últimas décadas do século XX dar grandes saltos no que respeita à evolução e aplicação de novas tecnologias. Em todos os setores, isso se refletiu numa melhoria da qualidade d vida dos cidadãos. Na medicina, as novas descobertas e aplicações das mesmas, possibilitaram a cura e a recuperação de muitas pessoas vítimas de doenças fatais, conseguindo-se com isso um aumento da esperança média de vida a muitos cidadãos. Nos transportes, as novas descobertas aumentaram a qualidade de serviço prestado, na qualidade, na comodidade, na rapidez e segurança aos que usufruem das mesmas. Na indústria, originou uma maior produtividade e de qualidade aos produtos. Na comunicação, a evolução foi também incrível, desde a televisão a cores, telefones, celulares ao computador. Com os avanços tecnológicos, o homem vem transformando o planeta numa aldeia global. Hoje é possível comunicarmos com outras pessoas que esteja do outro lado do globo a baixo custo, como também possibilita a educação à distancia. Para além disso tudo, conseguimos ter uma informação rápida e real de tudo que se passa no mundo.

almeida21 disse...

A tecnologia e o Processo de Evolução


A tecnologia está presente na sociedade e, concomitantemente, na escola, que deve estar preparada para o uso dessa.
Observando historicamente a escola, percebemos a presença de tecnologia que mudam de acordo com a época e sociedade.
É digno de nota que a era tecnológica trouxe inúmeros benefícios para melhorar a vida de muitas pessoas, pois houve reviravolta na sociedade em geral para adquirir esses instrumentos de alto valor.
Vale salientar que os meios tecnológicos favorecem facilmente a vida cotidiana dos seres humanos onde esses podem resolver seus problemas até mesmo sem sair de casa.


BIOGRAFIA DO AUTOR


JOSÉ CÍCERO DE ALMEIDA, residente e domiciliado, a Rua Joel Damasceno N 554, Caicó RN. Geógrafo, professor polivalente desde 1980 da rede municipal e estadual de ensino. Participou de vários cursos de formação continuada, tais como: PCNS em ação, oficina de planejamento do projeto meio ambiente, leitura e escrita: ainda desafio para o novo milênio, PROLER, semana cultural AUSTREGÈSILO DE ATHAYDE, texto didático: uma sistematização das experiências com o meio, atualização curricular, provido pela SECD/RN através da CRH, CONAPE e USP curso de atualização para professores de pré a 4 série do 1 grau, 8 seminário político pedagógico do Seridó,treinamento para professores de 1 a 4 séries do meio rural, curso de educação ambiental à distância- educação para vida.

o senher é o meu pastor. disse...

Eu, Maria Áurea Sousa de Oliveira, professora de geografia da Escola Estadual Dom José Adelino Dantas.
Na vida diária os meios de tecnologia facilita meu trabalho, como: em casa os eletros domésticos, os eletros eletrônicos, televisão, rádio, telefone, nos bancos, o auto atendimento, etc.
Na escola estou sentindo a necessidade de me capacitar

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Afra de Sousa disse...

O Mundo da Tecnologia



A tecnologia tem mudado bastante nossas vidas e até nosso modo de ser. A evolução tecnológica veio para mudar totalmente nossas vidas, todos temos que nos preparar para essas mudanças pois, não podemos mais viver sem a tecnologia, que está em todos os lados, em todas as coisas e que veio para nos ajudar a viver melhor.
Na minha vida profissional estou sentindo a necessidade de aperfeiçoamento já, que hoje tudo está informatizado e sinto a necessidade de me preparar melhor no meu trabalho como auxiliar de secretária e também no meu dia-a-dia para auxiliar meus colegas, os alunos da escola e minhas filhas nos trabalhos escolares.
A tecnologia mudou nossas vidas, o acesso rápido a comunicão com o mundo inteiro, há grandes possibilidades por meio das quais podemos encontrar novas respostas para velhas perguntas.
Podemos dizer "do sonho a realidade" já, que era um sonho de todos, ter acesso a tecnologia digital e hoje é uma realidade que é a inclusão digital que acaba de chegar a nossas escolas.

jesus nos ama disse...

A tecnologia favoreceu para a modernidade e a globalização, hoje é impossível imaginar a vida sem os benefícios trazidos pela tecnologia: os eletrodomésticos, eletroeletrônicos e a mídia facilita pois o dia-a-dia de cada um de nós em casa no trabalho, no lazer , na comunicação e no transporte .
Já na minha vida profissional a tecnologia pouco influenciou por falta de acesso. Já no dia-a-dia posso usufruir de alguns privilégios, que facilita nossa vida diária, desde a iluminação à internet.
Eu, Dinalva Júlia dos Santos, casada mãe de duas filhas, professora de jovens e adultos, ensino fundamental e educação infantil. Hoje readaptada, já passei pela secretaria da escola, arquivo da DIRED, secretaria novamente e finalmente gestora de Biblioteca.
Dinalva Júlia dos Santos

Maria Afra de Sousa disse...

O Mundo da Tecnologia



A tecnologia tem mudado bastante nossas vidas e até nosso modo de ser. A evolução tecnológica veio para mudar totalmente nossas vidas, todos temos que nos preparar para essas mudanças pois, não podemos mais viver sem a tecnologia, que está em todos os lados, em todas as coisas e que veio para nos ajudar a viver melhor.
Na minha vida profissional estou sentindo a necessidade de aperfeiçoamento já, que hoje tudo está informatizado e sinto a necessidade de me preparar melhor no meu trabalho como auxiliar de secretária e também no meu dia-a-dia para auxiliar meus colegas, os alunos da escola e minhas filhas nos trabalhos escolares.
A tecnologia mudou nossas vidas, o acesso rápido a comunicão com o mundo inteiro, há grandes possibilidades por meio das quais podemos encontrar novas respostas para velhas perguntas.
Podemos dizer "do sonho a realidade" já, que era um sonho de todos, ter acesso a tecnologia digital e hoje é uma realidade que é a inclusão digital que acaba de chegar a nossas escolas.

Unknown disse...

Avanço e tecnologia

Eu sou Maria Dalva de Carvalho, professora pública estadual, formada em letras pela universidade estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Amo minha profissão apesar da grande situação que hoje se encontra o nosso país, principalmente no setor educacional.
Em meio a tantas dificuldades e desajustes, á tecnologia já existente há tanto tempo, obteve um grande avanço no mundo transformando e criando novas metas e conhecimentos que invadiu o cotidiano, resolvendo problemas e facilitando a solução das mesmas a partir do conhecimento adquirido dentro do contexto tecnológico. Socialmente o homem tem se evoluído utilizando os recursos oferecidos pela tecnologia, que favorecem ás transformações sócio e econômicas, além das mudanças no meio de comunicações.
Nas escolas não é diferente, o mundo da tecnologia está presente a cada momento no cotidiano escolar direta ou indiretamente. As aparelhos eletrônicos estão sendo usados para executarem as ações desejadas. Os computadores, vídeos, livros, lápis e outros objetos capazes de acelerar e transformar às práticas socioculturais da comunidade escolar.
Portanto, estamos vivendo um cenário de acelera das mudanças causadas pelos avanços científicos que nos fornecem meios e ferramentas para ampliar conhecimentos, encurtar distâncias e formular novos objetivos metodológicos para transmitir e formar cidadãos competentes, capazes de absorverem as constantes transformações provocadas pela ciência/tecnologia.
O que falta são pessoas capacitadas para trabalharem com esses recursos, expandir e refletir sobre a utilização e importância dos mesmo na educação e formação dos nossos alunos.

almeida21 disse...

Tecnologia e sua Importância

Os meios tecnológicos tornam mais fáceis à vida das pessoas, entre os diferentes lugares do mundo pela rapidez como são realizados.
Para a utilização desses meios há necessidade de aparelhos como o televisor, o telefone, o rádio, o computador, a máquina de lavar e tantos outros, além da infra-estrutura adequada, como antenas de transmissão e recepção, linhas telefônicas, estações de transmissão, etc.
Há ainda muita desigualdade no acesso a esses meios.Isso quer dizer que nem todas as pessoas têm acesso por não terem condições de pagar pelos serviços.
Os recursos tecnológicos auxiliam na prática pedagógica por tornarem as aulas mais atraentes, prazerosas e de fácil assimilação dos conteúdos.



BIOGRAFIA DA AUTORA

RITA SILVA ROMERO, residente e domiciliada, a rua Godofredo Fernandes,N 226, Caicó-RN, Historiadora, professora polivalente desde 1979, da rede Municipal e Estadual de Ensino.Participou de vários cursos de Formação Continuada, tais como:Curso para Formação de Gestores (FORMAGESTE), ALFABETIZAÇÃO, MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO PRIMEIRO GRAU, Leitura e escrita: ainda desafios para o novo milênio, Atualização Curricular promovido pela SECD/RN através da CRH, CONAPE e USP, Curso de Atualização pára Professores de Pré a Quarta série do Primeiro Grau, Curso de Capacitação para docentes do ensino de Primeira a Quarta séries do Primeiro grau..

jesus cristo é o senhor. disse...

Tecnologia e sua Importância

Os meios tecnológicos tornam mais fáceis à vida das pessoas, entre os diferentes lugares do mundo pela rapidez como são realizados.
Para a utilização desses meios há necessidade de aparelhos como o televisor, o telefone, o rádio, o computador, a máquina de lavar e tantos outros, além da infra-estrutura adequada, como antenas de transmissão e recepção, linhas telefônicas, estações de transmissão, etc.
Há ainda muita desigualdade no acesso a esses meios.Isso quer dizer que nem todas as pessoas têm acesso por não terem condições de pagar pelos serviços.
Os recursos tecnológicos auxiliam na prática pedagógica por tornarem as aulas mais atraentes, prazerosas e de fácil assimilação dos conteúdos.



BIOGRAFIA DA AUTORA

RITA SILVA ROMERO, residente e domiciliada, a rua Godofredo Fernandes,N 226, Caicó-RN, Historiadora, professora polivalente desde 1979, da rede Municipal e Estadual de Ensino.Participou de vários cursos de Formação Continuada, tais como:Curso para Formação de Gestores (FORMAGESTE), ALFABETIZAÇÃO, MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO PRIMEIRO GRAU, Leitura e escrita: ainda desafios para o novo milênio, Atualização Curricular promovido pela SECD/RN através da CRH, CONAPE e USP, Curso de Atualização pára Professores de Pré a Quarta série do Primeiro Grau, Curso de Capacitação para docentes do ensino de Primeira a Quarta séries do Primeiro grau..

Unknown disse...

O Mundo da Tecnologia

A Tecnologia chegou para mudar nossas vidas, a mesma está presente em todos os lugares, como em nossas casas,bancos,comércios,trabalhos,e outros.
Nós profissionais sentimos necessidades de nos preparar, nos aperfeiçoando atreves de cursos ,como é o caso desse que estamos cursando, para que possamos desempenhar um bom trabalho, juntamente com nossos alunos e colegas.
Este curso nos ajudará na inclusão digital como profissionais da educação, nos preparando para utilizar os recursos dos computadores e internet, para nossas vidas na sociedade e nossas práticas pedagógicas.
Portanto a tecnologia digital tornou-se uma realidade boa, em que todos tem acesso de uma forma ou de outra, facilitando nosso dia-a-dia,em casa, na rua e nas escolas.
Sou Ângela, trabalho na EEDJAD.
O Mundo da Tecnologia

A Tecnologia chegou para mudar nossas vidas, a mesma está presente em todos os lugares, como em nossas casas,bancos,comércios,trabalhos,e outros.
Nós profissionais sentimos necessidades de nos preparar, nos aperfeiçoando atreves de cursos ,como é o caso desse que estamos cursando, para que possamos desempenhar um bom trabalho, juntamente com nossos alunos e colegas.
Este curso nos ajudará na inclusão digital como profissionais da educação, nos preparando para utilizar os recursos dos computadores e internet, para nossas vidas na sociedade e nossas práticas pedagógicas.
Portanto a tecnologia digital tornou-se uma realidade boa, em que todos tem acesso de uma forma ou de outra, facilitando nosso dia-a-dia,em casa, na rua e nas escolas.
Sou Ângela, trabalho na EEDJAD.

Unknown disse...

O Mundo da Tecnologia

A Tecnologia chegou para mudar nossas vidas, a mesma está presente em todos os lugares, como em nossas casas,bancos,comércios,trabalhos,e outros.
Nós profissionais sentimos necessidades de nos preparar, nos aperfeiçoando atreves de cursos ,como é o caso desse que estamos cursando, para que possamos desempenhar um bom trabalho, juntamente com nossos alunos e colegas.
Este curso nos ajudará na inclusão digital como profissionais da educação, nos preparando para utilizar os recursos dos computadores e internet, para nossas vidas na sociedade e nossas práticas pedagógicas.
Portanto a tecnologia digital tornou-se uma realidade boa, em que todos tem acesso de uma forma ou de outra, facilitando nosso dia-a-dia,em casa, na rua e nas escolas.
Sou Ângela, trabalho na EEDJAD.
O Mundo da Tecnologia

A Tecnologia chegou para mudar nossas vidas, a mesma está presente em todos os lugares, como em nossas casas,bancos,comércios,trabalhos,e outros.
Nós profissionais sentimos necessidades de nos preparar, nos aperfeiçoando atreves de cursos ,como é o caso desse que estamos cursando, para que possamos desempenhar um bom trabalho, juntamente com nossos alunos e colegas.
Este curso nos ajudará na inclusão digital como profissionais da educação, nos preparando para utilizar os recursos dos computadores e internet, para nossas vidas na sociedade e nossas práticas pedagógicas.
Portanto a tecnologia digital tornou-se uma realidade boa, em que todos tem acesso de uma forma ou de outra, facilitando nosso dia-a-dia,em casa, na rua e nas escolas.
Sou Ângela, trabalho na EEDJAD.

Unknown disse...

INTEGRAÇÃO DE DIVERSAS MÍDIAS

Estamos deslumbrados com o computador e a internet na escola e vamos deixando um pouco de lado a televisão, o vídeo e o jornal, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importante ou como se já dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação. As tecnologias caminham para a convergência, para a integração, para a mobilidade e, para poder realizar atividades diferentes num mesmo aparelho, em qualquer lugar, como acontece no telefone celular (falar, enviar torpedos, baixar musicas...) etc.
A utilização dos diversos tipos de mídias na escola permitem inovação do sistema educacional como um todo, privilegiando e modernizando a infra- estrutura e a gestão administrativa pedagógica da escola, apesar da resistência institucional ,as pressões pelas mudanças são cada vez mais , fortes, pois on-line e buscam mais agilidade, flexibilidade e rapidez na oferta de implantação de novas tendências tecnológicas, pois as tecnologias chegaram na escola, mas alguns professores continuam acomodados sem quererem valorizá-lo muito algumas mídias, o controle a modernização . Baseado nestes aspectos a escola deve realizar um projeto de trabalho voltado para as práticas pedagógicas através, das mídias , onde todas as atividades sejam realizadas envolvendo a mídia,principalmente a internet através de curso de qualificação profissional , pesquisas , oficinas pedagógicas falando sobre a importância da mídia no processo educacional , como também a tele sala atreves de apresentação de vídeos e DVD para uma maior fundamentação das atividades trabalhadas.
BIOGRAFIA DO AUTOR
EU IVANETE MARIA DE BRITO casada residente na rua Agostinho Vilar N 1606 , Caicó-RN . Sou educadora desde 1970, tenho MAGISTERIO e atualmente trabalho na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas de Caicó-RN. Professora orientadora de telessala tenho aprendido bastante trabalhando com algumas tecnologias, participando dos cursos oferecidos e inovando o meu trabalho com as trocas de experiências, como também participei de vários cursos de formação continuada: PROLER, PCNS,CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS, CURSO DE VIZITADOR E ORIENTADOR DE SAUDE,PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: O TYEXTO DIDATICO, PROGRAMA TV ESCOLA- REFLETINDO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

Unknown disse...

BIOGRAFIA

DADOS PESSOAIS: VITORIANO ASSIS DE LIMA
DATA DE NASCIMENTO: 24 DE AGOSTO DE 1958
NACIONALIDADE: BRASILEIRA
FILIAÇAO: SEBASTIAO ASSIS DE LIMA
LUZIA DA CONCEIÇÃO DE LIMA
NATURALIDADE: PARELHAS/ RN
ESTADO CIVIL: SOLTEIRO
ENDERÇO RESIDENCIAL: RUA PROF. MANOEL FERNANDES 297
BAIRRO JOÃO XXIII - CAICO RN
FONE 031 84 3417 3620 CELULAR 9914 1905
CURSOS:
1 GRAU MENOR: ESCOLA EST. MANOEL FERNANDES JORGE
2 ENSINO FUNDAMENTAL: ESCOLA EST. JOAQUIM APOLINAR
3 ENSINO MEDIO: ESCOLA EST. CALPURNIA CALDAS DE AMORIM
ATIVIDADE DE GRADUAÇAO:
GRADUAÇÃO: GEOGRAFIA
LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADE DE FILOSOFIA CIENCIAS E LETRAS DE PATOS
POS – GRADUAÇÃO: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E EDUCAÇÃO
UNIVERSIDEDA POTIGUAR
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAUDE PUBLICA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROGRAMA DE SAUDE DA FAMILIA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADES

QUAL A IMPORTANCIA DA TECNOLOGIA PARA O MUNDO ATUAL:
O RITMO ACELERADO DA SOCIEDADE TECNOLOGIA E RICO DE POSSIBILIDADESE APRESENTA CARACTERISTICAS QUE MERECEM ATENÇÃO POR CONDUZIR-NOS A BUSCA DE POSSIVEIS RESPOSTAS PEDAGOGICAS PARA ESTA, QUE VEM SENDO CHAMADA DE SOCIEDADE TECNOLOGIA E\ OU DA INFORMAÇÃO. O DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO GANHOU MAIOR FORÇA E VELOCIDADE A PARTIR DA SEGUNDA METADE DESTE SECULO. O ATUAL CONTEXTO, FRUTO DESSES CONHECIMENTOS, CARACTERIZA-SE PRINCIPALMENTE PELA RAPIDEZ, MUTALIDADE, PLURALIDADE E PRESENÇA MACIÇA DA TECNOLOGIA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, NOS NEGOCIOS E NA PRODUÇAO DE RIQUESAS MATERIAIS E DE CONHECIMENTO. O OBJETIVO DESTE TEMA É DISCUTIR A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO PROFESSOR E TENTAR INDICAR ALGUNS CAMINHOS PARA SUA FORMAÇÃO DENTRO DA SOCIEDADE TECNOLOGIA. PARA ISSO AMBAS AS FORMAS DE TRATAR A TECNOLOGIA INTERESSAM NA MEDIDA EM QUE O PROFESSOR PODERÁ SE UTILIZAR DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DO SEU TRABALHO DE ORIENTAR A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO E DO CONHECIMENTO DE SEUS ALUNOS.
/
-




























BIOGRAFIA

DADOS PESSOAIS: VITORIANO ASSIS DE LIMA
DATA DE NASCIMENTO: 24 DE AGOSTO DE 1958
NACIONALIDADE: BRASILEIRA
FILIAÇAO: SEBASTIAO ASSIS DE LIMA
LUZIA DA CONCEIÇÃO DE LIMA
NATURALIDADE: PARELHAS/ RN
ESTADO CIVIL: SOLTEIRO
ENDERÇO RESIDENCIAL: RUA PROF. MANOEL FERNANDES 297
BAIRRO JOÃO XXIII - CAICO RN
FONE 031 84 3417 3620 CELULAR 9914 1905
CURSOS:
1 GRAU MENOR: ESCOLA EST. MANOEL FERNANDES JORGE
2 ENSINO FUNDAMENTAL: ESCOLA EST. JOAQUIM APOLINAR
3 ENSINO MEDIO: ESCOLA EST. CALPURNIA CALDAS DE AMORIM
ATIVIDADE DE GRADUAÇAO:
GRADUAÇÃO: GEOGRAFIA
LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADE DE FILOSOFIA CIENCIAS E LETRAS DE PATOS
POS – GRADUAÇÃO: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E EDUCAÇÃO
UNIVERSIDEDA POTIGUAR
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAUDE PUBLICA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROGRAMA DE SAUDE DA FAMILIA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADES

QUAL A IMPORTANCIA DA TECNOLOGIA PARA O MUNDO ATUAL:
O RITMO ACELERADO DA SOCIEDADE TECNOLOGIA E RICO DE POSSIBILIDADESE APRESENTA CARACTERISTICAS QUE MERECEM ATENÇÃO POR CONDUZIR-NOS A BUSCA DE POSSIVEIS RESPOSTAS PEDAGOGICAS PARA ESTA, QUE VEM SENDO CHAMADA DE SOCIEDADE TECNOLOGIA E\ OU DA INFORMAÇÃO. O DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO GANHOU MAIOR FORÇA E VELOCIDADE A PARTIR DA SEGUNDA METADE DESTE SECULO. O ATUAL CONTEXTO, FRUTO DESSES CONHECIMENTOS, CARACTERIZA-SE PRINCIPALMENTE PELA RAPIDEZ, MUTALIDADE, PLURALIDADE E PRESENÇA MACIÇA DA TECNOLOGIA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, NOS NEGOCIOS E NA PRODUÇAO DE RIQUESAS MATERIAIS E DE CONHECIMENTO. O OBJETIVO DESTE TEMA É DISCUTIR A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO PROFESSOR E TENTAR INDICAR ALGUNS CAMINHOS PARA SUA FORMAÇÃO DENTRO DA SOCIEDADE TECNOLOGIA. PARA ISSO AMBAS AS FORMAS DE TRATAR A TECNOLOGIA INTERESSAM NA MEDIDA EM QUE O PROFESSOR PODERÁ SE UTILIZAR DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DO SEU TRABALHO DE ORIENTAR A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO E DO CONHECIMENTO DE SEUS ALUNOS.
/
-

Unknown disse...

MUNDO TECNOLOGICO



O tempo passa, e a cada dia aparece ou acontece algo novo, a modernidade trás consigo o outro mundo, o tecnológico, as invenções que os homens realizam acabam inovando a vida das pessoas isso reflete principalmente na área educacional.
Os professores precisam esta bem informados e atualizados, e para isso, eles precisam manusear o computador, mas não basta só isso, tem que conectar a Internet,nela, você pode saber e vê o que estar acontecendo no mundo.
Todavia este meio de comunicação"o computador" não estar ao alcance de todos, mas e por meio da tela da televisão que a maioria, faz desse uso uma combinação de aprendizado e lazer.

"O importante educar para usos democráticos, mais
progressista e e participantes das tecnologias
e das mídias, que facilitem a evolução dos indivíduos.”
José Manuel Moran
Sou Geanny professora orientadora da TV ESCOLA da Escola EESDIM , conhecida como CAIC. Tenho dois irmãos, sou casada, tenho duais filhas e tenho uma mãe e um pai maravilhosos.
No meu trabalho manuseio a TV, vídeo, DVD, aparelho de som e caixa, microfone e computador, pois estão quase sempre ocupados, dificultando assim a minha pratica de digitação.
Atualmente, preciso desse curso de informática, porque ele pode qualificar a minha vida profissional e pessoal, tendo em vista que poderei executar melhor,outras atividades na escola. Na escola já aconteceu de precisar acessar a Internet para ter acesso a grade de programas da TV ESCOLA, como também digitar o acervo da escola e realizar a digitação dos relatórios da telessala.
"Se sei fazer algo, para que pedir, se posso realiza-lo."
O sonho de voar era para muitos algo impossível, mas muito inesperado Santos Dumont isso foi possível, consiga voar, entrando assim para a estaria, e esta evolução afetou a todos . Pretendo ser professora de informática ou ajudar em algumas digitações e poder contribuir no aprendizado das crianças, jovens, desfrutar do prazer de ouvir eles dizerem: "aprendi com ela"
Faz tempo que espero esta oportunidade, desejo chegar ao fim e por ele entrar no MUNDO TECNOLOGICO.

Geanny/2008

Francineide maia disse...

Atividade de Elaboração 1

Meu nome é Maria Francineide Gonçalves Maia, pedagoga ,pos-graduada,sou mãe tenho dois filhos (Luís Felipe, Pedro Henrique) razão maior de tudo que almejo e faço.
Atualmente sou professora servidora da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte , desempenho minha função em duas escolas no município de Caicó -Rn . Na Escola Estadual Padre Edmundo Kagerer, trabalho na Telessala Maria de Lourdes Dantas no turno matutino com professores de 1º ao 5º anos. No turno vespertino trabalho no apoio pedagógico da Escola Estadual Dom José Adelino Dantas. Nas funções que desempenho tenho oportunidade de lidar com realidades diferentes mas, no que se refere a este contexto as dificuldades e problemas são comuns em ambas.
Há dois anos que me relaciono com o mundo da tecnologia trabalhando com programas da tv escola , mas não tenho oportunidade até o momento de incorporar o computador em minhas atividades apesar de ser uma sala de multi meios não dispomos dessa ferramenta para nossas atividades .Acredito que essa política de introdução a educação digital vai possibilitar uma construção , avanço, interação ;evolução e mudança em nossa atividade que para que possamos se familiarizar frente a uma conjuntura tecnológica e globalizada.
Portanto, é fundamental que esses cursos venham nos proporcionar momentos de interação com essa ferramenta indispensável a nossa formação enquanto educador.

Anônimo disse...

A MINHA BIOGRAFIA
Eu Gleice Soares Professora formada em Ciẽncias Biologica pela UERN, trabalho a 23 anos na Escola Estadual Dom Jose Adelino Dantas.
Na minha vida profissional estou sentindo a necessidade de aperfeiçoamento, para que eu possa na área educacional trabalhar com meus alunos, informando sobre os grandes avanços que estão acontecendo no mundo tecnologico.
A cada dia aparece algo novo; onde a tecnologia está facilitando bastante nossas vidas , onde o acesso rápido a comunicação está fazendo com que os homens acabem inovando as vidas das pessoas.

Anônimo disse...

O SERHUMANO; é um animal curioso e inteligente, em permanente busca de conhecimento. Conhecer os seres vivos sempre foi importante para a sobrevivéncia, já que nossa alimentação depende de plantas e de animais. O estudo dos seres vivos também nos ajuda a compreender o mundo; estudando os animais, podemos conhecer melhor nosso organismo e estudando as plantas podemos encontrar novos medicamentos. Hoje sabemos que dependemos mais dos outros seres vivos do que imaginávamos e que todos oa organismo se encontram ligados; de certa forma, somos todos parentes. Conhecer e preservar o meio ambiente e a imensa variedadede espécies é parte da luta para a sobrevivncia do ser humano no planeta.

almeida21 disse...

Escola Estadual Dom José Adelino Dantas.
Planejamento de Matemática
1º bimestre- 2008
5º Ano do Ensino Fundamental
Professor: José Cícero de Almeida.

Objetivos:

Proporcionar meios para que o aluno assimile os conteúdos e aplique na vivência
do seu dia-a-dia;
Levar o aluno a construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social.

conteúdos:

Números naturais
números ordinais
Leitura e escrita de numerais
Sistema de numeração decimal
Sucessor e antecessor de um número
Ordem crescente e decrescente
Adição:
juntar, acrescentar e agrupar
propriedades da adição

Metodologia

conversa informal;
Aulas expositivas;
Brincadeiras
Dinâmicas;
Jogos variados:bingos dominós e etc.
Recorte e colagem;
Pinturas;
Pesquisas;
Cálculo oral e escrito;
Caça-palavras

Recursos didáticos:

*Livro didático;
Quadro de giz;
Vídeos;
Livros diversos
Receitas
Revistas

Avaliação:

A avaliação será contínua, observando o desempenho e o interesse do aluno. Alinhando a isso, serão feitos trabalhos e provas em grupo e individualmente, para que se avalie o processo de ensino-aprendizagem.

jesus cristo é o senhor. disse...

Escola Estadual Dom José Adelino Dantas
Professora: Rita silva Romero
Ensino Fundamental Menor
Plano de Trabalho: A importância da Leitura, Escrita e Interpretação na vida acadêmica do aluno
Áreas do Conhecimento: Interdisciplinar



Justificativa


Efetivamente pela linguagem nos expressamos , nos relacionamos com os outros e com o mundo. Ler e escrever são atos indispensáveis. Só quem tem o hábito da leitura é capaz de escrever sem dificuldades.
Em essẽncia a leitura é sobretudo a compreensão dos outros e consigo mesmo,no mundo em que vivemos.
Sabedores das dificuldades que nossos alunos enfrentam rumo ao mundo letrado frente as nossas demandas educacionais. Elaboramos esse projeto com intuito de melhorar à prática de Leitura , Escrita e Interpretação em nossa escola,tendo em vista garantir o progresso acadêmico dos nossos alunos.

Objetivo Geral

Cultivar no aluno o gosto e interesse pelos diversos tipos de gêneros textuais nas mais variadas situações de vida.

Metodologia

Os trabalhos serão desenvolvidos através de : conversa informal, Leitura e interpretação de músicas, produção de textos, poesias, poemas, cruzadinhas,
literatura de cordel, contos, parlendas, receitas, textos impressos, cartas,bilhetes, cartões e diários, etc.

Avaliação

Será realizada de forma contínua observando-se o interesse e a participação do
aluno nas atividades propostas de acordo com os objetivos mencionados.

Maria Aparecida disse...

Escola estadual dom José Adelino Dantas
Ensino Fundamental
Projeto de Leitura:clássicos da Literatura
Elaboração: profª: Maria Aparecida



Justificativa

Em virtude da falta de interesse pela leitura e da dificuldade de interpretação apresentado pela maioria dos alunos do Ensino Fundamental da referida escola se faz necessário desenvolver esse trabalho, objetivando oportunizar aos alunos momentos de escolha e seleção de obras que lhes proporcionem o prazer pela leitura.

Objetivo geral

Despertar nos alunos o desejo pela leitura e o interesse em conhecer novas obras literárias, percebendo ,assim, a importância destas para o desenvolvimento intelectual e cultural.

Metodologia

As turmas serão divididas em grupo e cada grupo em forma de rodízio lerão uma obra escolhida por eles.Em seguida responderão a uma ficha de leitura que pedirá dados bibliográficos do autor; o resumo da obra;personagens principais; personagens secundários e tipo de narrador.

Após essa etapa cada grupo decidirá como apresentará a obra para a turma podendo ser em forma de seminário, de poesia ou dramatização. No momento das apresentações os alunos serão fotografados para construírem um mural que retrate os momentos das apresentações do grupo.

Avaliação


O processo de avaliação se dará de forma sistemática e contínua,

observando o interesse, a participação, cooperação e principalmente, as mudanças atitudinais acerca da importância da leitura expressa pelos alunos no decorrer de toda a execução do projeto. No término do mesmo, ainda, será feita uma avaliação coletiva para averiguação dos resultados obtidos.

DEUS PODEROSO disse...

Escola Estadual Dom José Adelino Dantas
Curso:Introdução à Educação Digital
Tutor:Júnior Azevedo
Cursista: Crisoete Félix da Nóbrega
Plano de aula
Conteúdo:Clássicos da Literatura Brasileira

I-Objetivo geral:

Levar o aluno a ampliar seus conhecimentos culturais e intelectuais à partir da leitura das obras dos clássicos da literatura brasileira.

II-Objetivos específicos:

Conhecer alguns clássicos da literatura brasileira;
Desenvolver o gosto pela leitura;
Estimular o desejo em conhecer novas obras literárias e seus autores;
Reconhecer que a leitura é de fundamental importância na construção do conhecimento.

III-Metodologia:

Os alunos divididos em grupos escolherão uma obra literária dentre os clássicos da literatura brasileira e farão uma leitura compartilhada da obra escolhida. Em seguida cada grupo fará a interpretação obedecendo um roteiro sobre os dados bibliográficos do autor e a contextualização da obra, a saber: o tempo e espaço em que vivem as personagens como também as relações interpessoais vividas por elas através de uma resenha.
Feito isso, os alunos de cada grupo elegerá um líder para coordenar o grupo durante as apresentações, as quais poderão ser em forma de literatura de cordel, dramatização, paródia ou seminário.

IV-Avaliação:

Será feita de forma sistemática e contínua, observando os objetivos propostos, a participação, a cooperação e, principalmente o interesse acerca da importância da leitura.

Francineide maia disse...

Escola Estadual Dom JoséAdelino Dantas



















Projeto:

Folclore: Tradição e Riqueza de Geração


















Caicó-RN
Agosto de 2008

Jutisficativa

Tendo em vista a necessidade de se trabalhar as riquezas das gerações passadas e preservar o conhecimento de um povo,sentiimos a necessidade de eleger como tema para este projeto;Folclore:Tradição e Riqueza de Geração;que dar á ênfase à cultura popular,resgatando-a as tradições através de atividades que serão desenvolvidas no decorrer do projeto no período de18 deagosto de setembro de 2008,na Escola Estadual Dom oséAdelino Dantas,com participação efetiva dos professores, aluno de1ºao 5ºano, Professores Regente de Biblioteca e Telessala.O referido projeto tem o propósito de trabalhar as manifestação que são patrimônio e riqueza de um povo,para que os educandos se envolvam e passem a valorizar e disseminar essa cultura.

ObjetivoGeral:

Envolver os alunos nas atividades que serão trabalhadas no decorrer do projeto,para valorizar as riquezas do folclore e tradições culturais.

Objetivos Específicos:

Resgatar os valores da cultura popular;
Adquirir conhecimento s obre a cultura popular na comunidade;
Participar da s atividades propostas no projeto;
Reconhecer a importância cultural do folclore.

Metodologia:

.Produção textual,orais eescritos;
Pesquisa na comunidade
.Painel Folclorico;
Leitura do acervo da biblioteca;
Usodo acervo de mediadores de leitura;
Confecção de cartaz;
Sarau de poesia;

Avaliação:

A avaliação será de acordo com os objetivos propostos, atividades desenvolvidas com os alunos, observando seu interesse, participação, produção,de forma contínua, considerando o desmpenho dos alunos no geral, e a culminância do projeto.

Colaboradores:

Professores de 1ºao 5ºano;
Professores Regentes de Biblioteca;
Professores Orientadores da Telessala;
Equipe Pedagógica;

DEUS PODEROSO disse...

Minha Escola

A Escola Estadual Dom José Adelino Dantas,localizada no bairro Walfredo Gurgel, rua projetada S/N.Funciona com o Ensino Fundamental,atendendo a clientela
do 1º ao 9º ano e EJA(Ensino de Jovens e Adultos).Recebeu esse nome em homenagem ao ex-bispo de Caicó, Dom José Adelino Dantas.A referida escola trabalha com objetivo de preparar o alunado para exercer sua cidadania.Trabalho na referida escola desde o ano de 1988, onde permaneço até hoje.Há três anos me ausentei da sala de aula ,sou professora readaptada e atualmente exerço a função de bibliotecária.Gosto muito do meu ambiente de trabalho,portanto pretendo permanecer nele até completar meu tempo de serviço.
Crisoete Félix da Nóbrega

Prof. Técio disse...

ESCOLA ESTADUAL DOM JOSÉ ADELINO DANTAS
ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE AULA
PROFESSOR: TÉCIO ESTEVÃO DOS SANTOS



1. Tema
Relações Trigométricas no Triângulo Retângulo

2. Objetivo Geral
Proporcionar ao educando os conhecimentos básicos da matemática, em relação à Trigonométria, afim de estimular a curiosidade e o interesse do mesmo na expectativa de expor idéias e descobrir novos caminhos nas resoluções de problemas de matemática.

3. Objetivos Específicos

* Conhecer as razões trigonométricas no triângulo retângulo;
* Aplicar os conceitos de seno, cosseno e tangente na resolução de problemas;
* Utilizar o Teorema de Pitágoras em situações diversas;
* Resolver situações-problemas a partir dos ângulos notáveis.

4. Conteúdos

* Introduzindo a trigonométria;
* Razões trigonométricas no triângulo retângulo;
* Teorema de Pitágoras;
* Ângulos notáveis: 30°, 45° e 60°;
* Resolução de problemas usando as relações trigonométricas no triângulo retângulo.

5. Metodológia
Visando uma aprendizagem com maior eficiência possível, dos temas que serão abordados, serão realizadas aulas expositivas e diálogadas, com exercícios de aprendizagem, trabalhos individuais e em grupo, que buscam desenvolver o aprendizado e interesse dos alunos.

6. Avaliação
A avaliação será contínua, com base nas aulas dadas, onde a participação dos alunos será fundamental.

Prof. Técio disse...

JORNAL DA ESCOLA – Um NOVO oLHAR
A ESC. EST. DOM JOSÉ ADELINO DANTAS PASSA A SER INFORMATIZADA

• Acaba de receber 10 computadores do MEC, para atender a clientela estudantil do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

• Professores finalizam a 1ª etapa do Curso: Introdução à Educação Digital.

ALUNOS DO 2º ANO PARTICIPAM DA PROVINHA BRASIL

• A professora da turma: Francisca das Chagas Damasceno.
• A equipe da 10ª DIRED visita a escola no dia da aplicação da Provinha Brasil.





ALUNOS DO 2º ANO RECEBEM CARTILHA: TRABALHO DE CRIANÇA NÃO É BRINCADEIRA NÃO.

• Cartilha ajuda na aprendizagem da criança.
• Crianças soltam a imaginação na entrega da cartilha.


A ESCOLA DESENVOLVE PROJETO MEDIADORES DE LEITURA

• Professores desenvolveram, durante o ano letivo, o Projeto Mediadores de Leitura seguindo orientações.
• Professores vêm desenvolvendo a leitura literária prazerosa com a visita da mala de livros infantis nas séries iniciais.

• Alunos representaram historinhas infantis e poesia, através de dramatizações com aulas dinâmicas.
• A escola desenvolve a contação de histórias infantis dentro e fora da sala de aula.


A ESCOLA NAS REALIZAÇÕES COMEMORATIVAS

• Os pais dos alunos são homenageados com um coquetel, participam de brincadeiras e ganham brindes.
• No dias das Mães, após a novena Maria Júlia de Medeiros Tôrres, é convidada à dar palestra sobre a importância da família para as mães da escola. Local: Igreja da S. Cruz.
• As mães ficam satisfeitas com a homenagem e com os brindes.
• Professores são homenageados e ganham brinde da supervisora de um quadro com lindo texto, para a sala dos professores.




ESPORTE NA ESCOLA
• Alunos do 6º ao 9º ano participaram do JERNS 2008 nas modalidades de XADREZ e CAPOEIRA.

• Professor dar aula em horários contrários integrando alunos de outra escola.



NOVA GESTÃO REGISTRANDO E PARTICIPANDO
• Entrega da cartilha do 2º ao lado da professora Chaguinha.
• Homenagem ao dia dos pais ao lado de: supervisora, professora e vice diretora.
• Confraternização do SINT no clube ACASSEC.



ANO LETIVO DE 2008 TERMINA COM SUCESSO

• Escola encerra o ano letivo com um grande índice de aprovação.
• Confraternização entre funcionários e alunos,com brincadeira do(a) amigo(a) secreto(a), sorteio de cesta natalina e um momento dançante com animação.


MATRÍCULAS ABERTAS NA ESCOLA
• Está havendo um grande índice de procura para as matrículas do ano letivo de 2009.
• Matrículas abertas do 1º ao 9º ano e EJA.

REDATORES:
• Francisca das Chagas Damasceno
• Ivonete Maria de Brito
• José Cícero de Almeida
• Rita Silva Romero.
• Técio Estevão dos Santos

DIGITADORA: Maria Auxiliadora de M. Nogueira

esperiência educacional- disse...

PLANO DE AULA 10/11/2008 quarta-feira
gmedeiros432@gmail.com

Os alunos do 9º ano,acompanhados da professora do ensino de arte Joseise irão para a sala da TV ESCOLA ,para dá continuidade ao projeto:Arte Literária, na ocasião será exibido o vídeo tendo como serie: mestres da literatura, o programa: Graciliano Ramos, contendo em seu conteúdo da biografia do escritor e obras.
Em seguida pedir aos alunos para pesquisar no computador e com o uso da Internet Explorer, alguma curiosidade que o vídeo deixou de relatar com impressão de foto e resumo das principais fatos, o texto devera ser digitado o mesmo será entregue no dia 17/11/2008...Nesse dia será confeccionado o cartaz seguida de apresentação e socialização das atividades.
No dia 24/11/2008 Nessa aula será usado 2º horários, para exibir o filme´’ vida seca” de Graciliano Ramos – uma sessão de cinema com pipocas, pirulitos e água, dentro da sala para não atrapalhar a concentração e toda atenção esteja voltada para o enredo da obra.
No final do filme será iniciado o resumo do filme, a atividade será em grupo, a continuidade do trabalho o mesmo será entregue digitado, no dia 21/11/2008.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
*Exibição de dois vídeos
*Pesquisa( Internet e biblioteca)
*Digitação de texto
*Confecção de cartaz
*Apresentação e socialização
OBJETIVO: Conhecer algumas escritores brasileiros e utilizar o texto literário e as imagens exibidas na telessala,no computador como um aprendizado em si, despertando o interesse dos alunos para literatura na biblioteca e pela Internet,ampliando o seu conhecimento com relação á literatura.
AVALIAÇÃO: a avaliação será mediante a observação e participação dos alunos ,durante ás visitas á telessala e a biblioteca, atividades digitadas e orais, bem como o interesse e aprimoramento do conhecimento na aprendizagem do aluno durante a realização das atividades previstas pelo projeto.

esperiência educacional- disse...

JORNAL ESCOLAR - EDJAD
Escola Dom José Adelino Dantas, inova suas estalações funcionando nos três turnos:matutino com o fundamental I,o vespertino com o fundamental II e no Noturno com EJA- educação de jovens e adultos .Atualmente a escola vem inovando suas escalações, implantando o 1º ano do Ensino Médio a distância, com o projeto da Fundação Roberto Marinho , afim de contemplar toda a sua clientela.Além disso foi implantado, também, o laboratório de informática que mantém o aluno conectado com o mundo virtual e informatizado, interagindo com ás áreas do conhecimento, qualificando o ensino-aprendizagem dos educandos.
As matriculas do ensino fundamental Menor, Maior e EJA continuam abertas.
A SUA ESCOLHA FAZ A DIFERENÇA
componentes; Maria áurea de Sousa oliveira, Maria afra de Sousa Ferreira, Maria Ângela de Sousa.

Quem sou eu

Minha foto
O Núcleo de Tecnonologia Educacional José Augusto - Caicó/RN - Faz parte do Programa Nacionl de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. Através deste Blog pretende-se registrar atividades e trocar experiências docentes durante o Curso Introdução a Educação Digital para professores e gestores das redes públicas de ensino no sistema operacional Linux Educacional e recursos básicos da Internet.