25 de nov. de 2008

IV Semana Vivencial CEJA - atividade 1-• Tema “Possibilidades de uso das TICs nas Escolas”

Caro Cursista, Vamos interagir?
1. Faça uma leitura complementar na apostila páginas 225 à 229.
2. No Fórum de discussão utilizando o BLOG veja o Tema “Possibilidades de uso das TICs nas Escolas”
Então cada cursista faz um comentário do tema e depois escolhe um comentário do colega e coloca a sua opinião sobre a opinião dele.
Não esqueça de salvar os seus comentários na sua pasta com o nome ativ1unidade8
Sucessos!!!!!
Célia

19 comentários:

terezinha de jesus pereira saldanha disse...

Para que as escolas consigam atender a grande demanda da virada do século,muita coisa ainda precisa ser mudada.
Acredito que a incorporação das tecnologias nas escolas, já iniciou faz tempoo, o que está faltando na verdade é uma ampla reformulação do sistema educacional para que a educação faça parte das prioridades do govesrno.Só assim haverá estímulos para professores e alunos serem capazes de fazerem uso correto das TICs nas Escolas.

elinete disse...

As velozes transformações tecnológicas da atualidade impôem novos ritmos e dimensões a tarefa de ensinar e aprender.Portanto, é preciso que a escola esteja em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo
Com o surgimento dos novos recursos tecnológicos ou com a era digital, não importa o lugar em que o aluno esteja: em casa, no banco, no trabalho ele tem acesso ao conhecimento disponível nas redes e pode continuar a aprender.
Com as varias possibilidades de acesso a informação e interação proporcionadas pelas novas tecnológias haverá inovação no processo ensino aprendizagem.

ROBERTO SOCIOLOGO disse...

“Possibilidades de uso das TICs nas Escolas”
Com a Internet e outras tecnologias surgem novas possibilidades de organização das aulas dentro e fora da escola, estas ferramentas estão revolucionando a maneira do professor trabalhar tanto na escola como também em casa, pois eu não me imagino viver sem um computador para realizar o meu trabalho docente. Nós hoje temos um mundo de informações em tempo real, posso trocar experiências com outros colegas de lugares distantes e mais desenvolvidos e com isso adquirir mais conhecimentos para desenvolver melhor o meu trabalho. A escola e seus professores podem se organizar para estas mudanças inevitáveis, da forma mais adequada, equilibrada e coerente, nós temos obrigação de enfrentarmos esses desafios que estão sempre aparecendo nas nossa vida profissional. Nós devemos estar sempre preparados para enfrentar novos desafios de forma equilibrada e com coerência profissional. Nós temos que começar imediatamente a utilizar todas as ferramentas tecnológicas que estiverem ao nosso alcance. Para isso agente tem que estar sempre se atualizando e aprendendo a utilizar novas técnicas e novas ferramentas que possam nos ajudar em nossa árdua missão, pois, não podemos mais parar, temos que sempre avançar cada vez mais.

gliciamaria disse...

Possibilidades de uso das TICs na Escola

Estamos inseridos no atual contexto da sociedade Tecnológica em que o profissional tem que ter uma nova postura diante das transformações aceleradas, em especial do meio técnico científico informacional, nesse contexto escola e educadores devem adotar uma nova postura para acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade nos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais em que o sujeito deve se preparar e se profissionalismo para operar e interagir com esse meio técnico científico informacional presente em seu cotidiano.
O uso das TICs na educação abre um leque de possibilidades de aprendizagem, de trocas de experiências, de informações e comunicação com os mais diversos lugares e pessoas do mundo inteiro, tendo como ferramenta principal o uso do computador e internet , por meio deles temos informações do mundo em tempo real.
Por fim as Tics no processo de produção do conhecimento no espaço escolar e de fundamental importância por favorecer uma prática pedagógica enriquecedora e bem como por extrapolar as peredes das salas de aula convencionais, nesse sentido a escola e educadores devem utilizar as mais variadas ferramentas tecnológicas disponíveis no espaço escolar focadas no processo de ensino e aprendizagem.

Blog de Ana M. Dantas no curso Educação Digital disse...

Acredito que o uso das TICs nas rscolas será uma realidade daqui a algum tempo ou até mesmo uma necessidade, tendo em vista o alto grau de desenvolvimento das tecnologias na sociedade atual. Entretanto em nossas escolas, especialmente as públicas de cidades interioranas do nordeste brasileiro, essa realidade ainda não é vivida. Não que a internet com todos os seus acessórios já não façam parte do nosso dia-a-dia. Porém como recurso pedagógico, existe uma grande diferença. Para que as TICs sejam adequadamente utilizadas nas escolas necessário se faz um amplo domínio por parte dos professores, mais envolvimento e conscientização de alunos e professores, e até mesmo uma "virada" na estrutura organizacinal e até física das escolas.
Porém acredito que dentro de pouco tempo todos nós alunos e professores deveremos saber utilizar bem esses recursos, de modo a tornar-se um aliada na construção do conhecimento e humanização, senão toda sua propagação instalação será apenas um recurso atrativo ou não para os alunos

silvanete caiana disse...

Com o surgimento das novas tecnologias houve uma mudança muito rápida na forma de planejar e pensar o saber.Nós educadores estejamos sempre prontos a adquirir novos conhecimentos e utilizar as novas tecnologia.

Blogdemaria nevesno curso Educação Digital disse...

nserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso á tecnologia de informação e comunicação,TIC, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para busca e seleção de informações que permita a cada pessoa resolver oa problemas do cotidiano,compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto: Assim,o uso da TIC na escola favorece conhcimento a democratização do acesso a informação,à troca de informações e experiências,a compreenção crítica da realidade e o desnvolvimento humano,social,cultural e educacional.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dessoles disse...

Vivemos numa era tecnológica onde crianças e adultos são atraidos pelo mundo virtual. A nova geração vive um mundo repleto de novidades.Os celulares,videogames,computador são ferramentas tecnológicas que fazem parte do nosso cotidiano, o celular por ex; é o mais utilizado suas funções tem crescido significativamente e a internet se tornou algo muito comum entre as pessoas pela facilidade do acesso em qualquer ambiente seja na escola, em casa, no trabalho ou em lan house.
Portanto é difícil cogitar o mundo sem a benéfica contribuição dessa mídia,é preciso não apenas usá-la, é necessário ter bom censo , saber discenir o que realmente é importante para nossas vidas.
No entanto as escolas ainda deixa muito a desejar em relaçao o uso das tecnologias, pois vivi-se momentos de rápidas e profundas mudanças e muitas escolas ainda não se sentem preparadas para acompanhá-las. Uma vez que durante a sua formação académica não foram preparadas para atuar com o uso das ferramentas tecnológicas, os equipamentos mais modernos aos poucos estão chegando as escolas, mas de forma atrasada e junto com esses vem a angustia de muitos professores por ainda estarem buscando qualificar-se em plena era digital, vale salientar que esta oportunidade ainda não chegou a todas as escolas.
Apesar de toda essa problemática em torno da educação, nós educadores temos que fazer valer as oportunidades que nos são dadas no sentido de qualificação, aproveitar os cursos da melhor maneira possível e assim desenvolver um trabalho com mais qualidade.
Nesse curso aprendemos muitas coisas interessantes que vão ajudar o nosso trabalho de sala de aula, entre elas estão a criação de um blog que premite a publicação dos nossos trabalhos realizados e dos nossos alunos, o mais interessante é que a partir dessas publicações abrem-se novas possibilidades de tornar o trabalho mais significativo, pois eles podem ser lidos e comentados por outras pessoas, ou seja além de compartilhar nossas idéias em rede estamos contribuindo para o crescimento de outros leitores e pra o nosso também e assim sucessivamente nos tornamos seres cada vez mais ativos e reflexivos.

Blog de Ana M. Dantas no curso Educação Digital disse...

Elinete, eu concordo com o que você diz sobre a as tics imporem novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprener. E concordo mais ainda que nós educadores devemos está em permanente estado de aprendizagem e de adaptação. Porém o que me preocupa é que parece que nós educadores não conseguimos decolar ainda nessas naves das tics e por outro lado os alunos não sentem o prazer de aprender coisas realmente relevantes para suas vidas através desses recursos. por isso é que eu penso que utilizar bem, trabalhar com segurança e sistematicidade na sala de aula utilizando as tics ainda tem muito caminho a se percorrer. Mas também acredito que quando isso acontecer os professores terão muito mais trabalho para casa, ou para a rua quem sabe? Vamos aprender bastante para que nós possamos realmente sejamos incluídos digitalmente de fato.
Ok?

Blog de Ana M. Dantas no curso Educação Digital disse...

Desculpe o meu erro de português: para que possamos ser, eu quis dizer e não como está scrito lá no comentário.

Dessoles disse...

Glícia,todas as suas colocações foram pertinentes as possibilidades do uso das tecnologias na escola,principalmente quando você refere-se a nova postura da escola e educadores diante do processo de mudanças.
Esse são desáfios inevitáveis de todos que pretende desenvolver um trabalho com qualidade.Só enfrentando os obstáculos do cotidiano é que podemos fazer a diferança e ser aceito na sociedade tecnólogica que atuamos.

Maria Dutra disse...

Possibilidades de uso das TICs na Escola



É preciso reconhecer o significado social que as novas tecnologias agrega para profissionais, estudantes ,empregados autônomos, desempregados, homem, mulher e as crianças.
Nos dias de hoje alguns escritores analisam algumas ansiedades a serem trabalhadas, e os transtorno que as novas tecnologias podem causar, a rotina os rituais da família ameaçando seus valores.
Nesse contexto, com o desenvolvimento acelerado a classe inserida e privilegiada, formada por um público altamente educado tendo acesso as TICs cada vez mais modernas.
Não restando dúvidas que esse seja o futuro imperfeito das TICs que se configura sobretudo pelas desigualdades culturais e econômicas impondo aqueles, os sem tecnologias. Justifica-se então a grande massa excluída dentro da evolução serão os assalariados, os miseráveis. E a Escola que deveria ser o portal para uma preparação perfeita aos seus educandos se põe a passos lentos.

Blogdemaria nevesno curso Educação Digital disse...

Silvanete ,concordo plenamente quando você fala que as mudanças estão rápidas.Nós estamos ainda devagar com o conhecimento dessas tecnologias,principalmente saber utilizar essa tecnologia na aprendizagem dos alunos.

Maria Dutra disse...

Elinete, pegando carona de raciocinio com sua clareza; e a muito não se fala da educação como fator determinante de mudanças nos últimos anos. O tema começa a interessar a todos, de uma forma ou de outra, a Educação.Acredita-se que esse despertar acontece principalmente pela disponibilidade da informação advinda da tecnologia.Inclusão Digital somente uma minoria está incluida. Nosso aluno chega na escla educado digitalmente e nós? As TICs formam e educam dentro de casa.UFRN.

ROBERTO SOCIOLOGO disse...

Silvanete ,concordo quando você fala que as mudanças estão ocorrendo muito rápidas.Nós estamos ainda devagar com o conhecimento dessas tecnologias,principalmente saber utilizar essa tecnologia na aprendizagem dos alunos.

Blog de Francisca F no curso Educação Digital disse...

Possibilidades de uso das TICs nas Escolas


O momento atual em que vivemos, requer que nós educadores tenhamos novas posturas,sermos ágil para acompanharmos as mudanças ocorridas na sociedade, desta forma se faz necessário o uso das TICs nas escolas para que possamos buscar informações, estarmos sempre atualizados para enfrentarmos os desafios do mundo moderno.

gliciamaria disse...

Dessóles, você comentou argumentativamente sobre o uso das tics no cotidiano escolar,suas implicações de uso,concordo com você, o que realmente deixa a desejar é a qualificação dos profissionais para atuar nesse novo contexto,de forma reflexiva, integradora e equilibrada.

elinete disse...

Silvanete, eu concordo com o que você diz que com o surgimento das TICs, a tarefa do professor é muito mais que ensinar: é compreender, analisar, facilitar e, sobretudo, criar e interagir, pois inovando a sua prática, tornando-a reflexiva e somente dessa forma que o aluno pode refletir para aprender, e se realmente aprender ira buscar novos conhecimentos através das tecnologias.

Quem sou eu

Minha foto
O Núcleo de Tecnonologia Educacional José Augusto - Caicó/RN - Faz parte do Programa Nacionl de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. Através deste Blog pretende-se registrar atividades e trocar experiências docentes durante o Curso Introdução a Educação Digital para professores e gestores das redes públicas de ensino no sistema operacional Linux Educacional e recursos básicos da Internet.