9 de nov. de 2008

II Semana Vivencial - EECCAM

Atividade 3: Lendo, produzindo e digitando texto com o BrOffice.Org.Writer

Socialize neste espaço, em comentários, seu texto sobre “O papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares”.

OBS.: Para escrever seu texto, utilize o que você aprendeu no editor de texto BrOffice.Org. Writer, que foi estudado no II encontro presencial. Salve-o com o nome ativ3unidade1 na sua pasta.

Bons Estudos!
Suely

10 comentários:

Blog de Irenilda Ramalho disse...

O papel da tecnologia em nossas vidas e na formação de professores e gestores escolares

No mundo moderno de hoje é impossível isolar-se das tecnologias, pois de uma forma ou de outra, elas estão presentes em nosso cotidiano.
Usamos aparatos tecnológicos para nos auxiliar nas tarefas domésticas, em nossas relações sociais, em nosso lazer e, por que não na escola? Se a tecnologia torna nossas vidas mais fáceis, pode também, auxiliar a educação.
Desse modo, não podemos excluir a escola desse processo. Precisamos aprender a lidar e dominar cada vez mais a informática para que possamos utilizar as mídias com autonomia e participação individual e coletiva, proporcionando benefícios a todos envolvidos na prática pedagógica.

Mediadores de Leitura 10ª DIRED disse...

Estamos vivendo em um mundo altamente tecnológico, já que tecnologia, segundo o colunista Valdeni Francisco de Souza, em artigo on-line do blog Vivência pedagógica, em seu sentido mais abrangente é: “todo artefato que se pode utilizar no dia-a-dia, resultado da criação humana” (Souza, 2007, s/p). Podemos dizer então que usamos muitas tecnologias durante todo o nosso dia. Em conseqüência disso, as novas mídias interativas têm nos influenciado de maneira muito forte, nos ditando regras, conceitos e valores, nos dizendo o que vestir, beber ou comer, nos fazendo dependentes ao ponto de não concebermos mais viver sem essas novas e necessárias formas de comunicação, como os computadores, CD-ROMs, discos laser, celulares, satélites de transmissão direta de televisão, entre outras. Dessa forma, podemos afirmar que as tecnologias fazem parte da nossa realidade cotidiana e nos apropriamos delas da mesma forma que elas se apropriaram do mundo.
É inegável o poder que as mídias exercem sobre nós, através do mundo de conhecimentos que nos lançam , uma carga enorme de informações, em ilimitáveis formas de comunicação que aguçam nossa sensibilidade e nossa capacidade de percepção, alterando positiva ou negativamente nossa maneira de pensar e ver o mundo. Em vista disso, é preciso que tenhamos, como educadores, um olhar diferenciado sobre o uso e o abuso das mídias, como enfatiza o trecho extraído do texto on-line, “Aprender construindo – a Informática se transformando com os professores”: Ora, se os meios moderníssimos de comunicação nos impingem modelos e valores e, por conseguinte nos educam, com muito mais força os educadores profissionais (como nós), devemos nos apropriar dessas tecnologias e imprimir-lhes nosso cunho educacional (Almeida, 2000, p. 71).
Seguindo a linha de pensamento de J. M. Moran em Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (Moran, 2003), deve-se mudar a forma de ensinar e de aprender usando as tecnologias. Para isso, é preciso que tenhamos educadores abertos ao diálogo e ao novo, instigadores, curiosos e acima de tudo que saibam instaurar o clima de descobertas, procura e construção do conhecimento. Pessoas que o simples contato com elas já nos faz ricos intelectual e emocionalmente.
Um dos grandes desafios que os professores brasileiros enfrentam na atualidade é a necessidade de saber lidar pedagogicamente com o uso das mídias, enfocando as novas tecnologias. Buscando a revolução da sala de aula, os docentes as utilizam na conquista de um único objetivo: o aprendizado significativo. Contudo, a simples presença da tecnologia na escola não é garantia de melhoria na ação pedagógica. O professor precisa ir em busca do conhecimento para que possa estar competente para atuar com a tecnologia.

Golfinhos disse...

A tecnologia desenvolve um papel muito importante em nossas vidas, e na sala de aula, pois tem ocupado um espaço muito importante em sala. Nossos alunos em sua grande maioria tem acesso a essas novas tecnologias e para continuar atraindo os mesmos, precisamos usar estas tecnologias como aliados no processo de ensino aprendizagem. A educação digital seria então, aquela promovida com uso destes novos avanços tecnológicos com o propósito de facilitar a aprendizagem dos nossos alunos e estimula-los a buscar sempre novos conhecimentos voltados para a aula abordada, ao instigar a curiosidade e participação do nosso aluno através dos recursos tecnológicos, estaremos automaticamente promovendo a inclusão digital.

Unknown disse...

Tecnologia é um conceito com múltiplos significados, que variam conforme o contexto (Reis, 1995), podendo ser vista como: artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus respectivos processos etc. Japiassu e Marcondes (1993, p. 232) acentuam o sentido da palavra técnica na ciência moderna como a “aplicação prática do conhecimento científico teórico a um campo específico da atividade humana”

Ciência e tecnologia formam um complexo e, ao optar por determinada maneira de utilizá-las, o ser humano revela sua forma de ver e interpretar o mundo e se posicionar diante dele como sujeito histórico de seu tempo e lugar. A mesma tecnologia ou o mesmo conhecimento elucidativo, que enriquecem o saber humano, favorecem novas conquistas e geram a evolu-ção, a libertação e a transformação da sociedade, também podem provocar a subjugação da humanidade e ameaçar o ecossistema.

Assim como tecnologia, o conceito etimológico de gestão traz diversos sentidos decorrentes da ação de gestar, trazer, ou do efeito de gerir, administrar, dirigir, proteger, abrigar ou, ainda, produzir, criar, ter consigo, nutrir, manter, mostrar, fazer aparecer, digerir, pôr em ordem, classificar... (Dicionário Houaiss, 2001).

Atualmente, a noção de gestão no âmbito das organizações engloba os processos sociais que nelas se desenvolvem e as complexas relações que se estabelecem em seu interior e exterior. Gestão organizacional passou a ser um conceito abrangente e dinâmico, que extrapola a concepção de organização administrada como máquina e se aproxima dos paradigmas associados à sociedade da informação e às mudanças de suas práticas com o intenso uso das tecnologias de informação e comunicação, o que gera uma outra dimensão da gestão, que trata da gestão de informações e conhecimentos (Vieira, Almeida e Alonso, 2003).

A rede de informações e conhecimentos tecida na organização constitui um organismo vivo, cujo sistema tem uma capilaridade que se realimenta do próprio contexto, das competências individuais, projetos, recursos e conhecimentos produzidos internamente, bem como do que é gerado no ambiente externo. Essa rede representa mais do que um recurso tecnológico, tendo a função de organizar e viabilizar as ligações (conexões) entre as informações (nós), processá-las, mantê-las em memórias dinâmicas, realizar a busca seletiva e sua atualização instantânea.

À semelhança dos organismos vivos, as organizações educacionais englobam distintas dimensões do sistema educativo, destacando-se as dimensões cognitivas, sociais, políticas, pedagógicas, técnico-administrativas e as redes de conexões que articulam os distintos elementos que interferem em sua vida e funcionamento.

A visão de gestão no contexto escolar representa a orientação e a liderança da rede de relações complexas que se estabelecem em seus espaços, caracterizada pela diversidade, pluralidade de interesses e movimentos dinâmicos de interação e mudanças que emergem no conflito de interesses e dinamizam a dialética das relações.

Nessa perspectiva, a concepção de gestão educacional assume um significado abrangente, democrático e transformador, que supera e relativiza o conceito de administração escolar, embora não o despreze, porque ele constitui uma das dimensões da gestão escolar voltada à compreensão da escola como espaço de conflitos de relações interpessoais; de negociação entre interesses coletivos e projetos pessoais para a construção do projeto político-pedagógico da escola; de democratização dos processos e produtos; de emergência e alternância de lideranças; de socialização de tecnologias e sua utilização na produção de saberes, no acompanhamento de suas atividades; na identificação e articulação entre competências, habilidades e talentos das pessoas que atuam na escola, com vistas à resolução de suas problemáticas.

A gestão de tecnologias na escola implica compreender e articular duas concepções essenciais a esse processo: gestão e tecnologias, cuja conexão se viabiliza nas práticas escolares com o uso de tecnologias.

Tecnologias e gestão na escola
A trajetória percorrida na introdução de tecnologias na escola pode caracterizar-se pela sujeição de professores, alunos, coordenadores e gestores a meros consumidores de informações, apresentando-se como uma barreira à criação de ambientes de aprendizagem mais abertos, permeáveis, flexíveis e participativos. A par disso, se observam práticas de uso de tecnologias em escolas que revelam novos papéis dos agentes educativos como organizadores de informações e criadores de significados, que apóiam suas atividades no estudo de fontes externas e na realização de atividades colaborativas para a produção de conhecimentos relacionados com a resolução de problemas concretos do contexto. Nesta última situação, as tecnologias são selecionadas e agregadas ao trabalho conforme as necessidades da atividade em realização e suas características intrínsecas.

Em qualquer um dos casos, a atuação do gestor como liderança da escola é essencial! O gestor líder é aquele que apóia a emergência de movimentos de mudança na escola e percebe nas tecnologias oportunTecnologias para a gestão democrática

SOS EDUCAR disse...

As tecnologias são ferramentas das quais nós podemos nos apropriar em determinados momentos, quer seja na nossa vida cotidiana ou no âmbito profissional, com vistas a melhorarmos os resultados daquele objetivo ao qual nos propusemos. É também um meio de aperfeiçoarmos e/ou aprimorarmos nossos conhecimentos acerca de algo,principalmente através das experiências compartilhadas.
É através do uso racional das tecnologias que adquirimos e/ou refinamos nossa prática, quer seja como gestor e/ou professor, visto que o intercâmbio de informações nos remete a este universo.
Não somos donos da verdade, e na escola da vida somos eternos aprendizes!
Relacionando com o vídeo, podemos inferir que é na perseverança e nas constantes tentativas, que chegaremos aos objetivos que almejamos, mesmo que isso demande um tempo que extrapole o planejado.
Socorro Oliveira.

acacio disse...

Desde os tempos mais remotos que o homem procura desenvolver métodos e construir objetos com intuito de facilitar tarefas do dia-a-dia. Invenções, desde as mais simples, como a roda, até as mais complexas, como a eletricidade, o avião, o telefone, o computador revolucionaram o modo de vida das pessoas. Portanto, tecnilogias não são apenas os aperelhos mmodernos e digitais, é qualuer método ou objeto que cause algum impacto social, provocando uma mudança de comportamento do ser humano.
Nos últimos anos o desenvolvimento das tecnologias vem crescendo num ritmo bastante acelerado, provocando mudanças profundas em nossa vida. Estamos tendo acesso a uma quantidade de informações cada vez maior e a uma comunicação cada vez mais eficaz e barata com todas as partes do mundo.
A escola como uma instituição formadora tem um papel muito impportante no sentido de usar essas tecnologias com um auxílio na formação de cidadãos.
É necessário que os educadores sejam muito bem preparados antes de usar qualquer nova tecnologia no seu trabalho, tendo em vista que o mau uso pode gerar um efeito contrário,, ou seja, colaborar para uma alienação dos alunos, visto que apenas o acesso a informação não é suficiente, é preciso filtrá-la e criticá-la formando opiniões sensatas e isso é um mérito atribuído somente à mente humana, não sendo possível qualquer máquina, por mais moderna que seja, fazê-lo.

Blog da Mariposa disse...

Na ânsia de “ser Deus” o homem sempre procurou decifrar o mundo criando para isto elementos que o fizesse avançar cientificamente e, por que não dizer, explicar o inexplicável. Na Era da Informática, a escola não poderia ter ficado para trás sem oferecer e proporcionar também aos seus alunos toda a tecnologia da qual necessita para acompanhar estes avanços e se manter informado. É evidente que também não podemos exigir do aluno algo de que ele não pode dispor como trabalhos digitados , pesquisa na internet e outros.
É preciso ensinar o educando a buscar e administrar seu conhecimento através da aprendizagem cooperativa, tendo em vista que também o professor deve ser preparado dentro dessa perspectiva. infelizmente ainda é comum vermos alguns professores utilizando os métodos tradicionais de ensino e exigindo do aluno uma postura distanciada do mundo moderno; o que gera muita insatisfação, uma vez que este apresenta muitas vezes conhecimentos avançados em termos de informática e de algumas tecnologias.

Blog da Orquídea disse...

O papel das tecnologias na formação do professor


O papel da tecnologia1 em minha vida foi de fundamental importância para meu crescimento pessoal e profissional, pois foi através da mesma que tive uma visão mais ampla voltada para o futuro.
Se pararmos e analisarmos, tudo vem mudando a cada dia em nossas vidas. Antigamente tudo era diferente, as coisas eram mais difíceis; hoje graças às novas tecnologias podemos ter acesso ao mundo virtual através de nossas próprias casas. As informações chegam mais rápido e o mundo se desenvolve a cada momento.
Através da rede mundial de computadores temos a conexão com mundo inteiro. Hoje podemos interagir ao mesmo mesmo tempo com pessoas de diversas partes do mundo,através de mensagens instantâneas que nos levam mais longe para chegarmos mais perto de cada canto do universo. Podemos dizer que através das novas tecnologias “ o mundo se tornou uma tampa de refrigerante”, ou seja, o mundo fica cada vez mais pequeno mediante tanto avanço tecnológico.
Os professores se desenvolveram ainda mais com o avanço da tecnologia, pois eles terminam aprendendo ainda mais com os próprios alunos. Podemos dizer que hoje não existe mais idade para a tecnologia, pessoas de todas as idades têm acesso à internet e dessa forma todo mundo fica bem informado. O aluno que quer ficar bem informado, basta abrir o site que desejar e desfrutar de todas as informações que ele necessita para aprimorar seus conhecimento.
Professores, gestores, alunos,etc, todos que têm acesso à educação digital ganham maiores valores. Por exemplo. Hoje já temos o ensino a distância vem ganhando espaço a cada dia em nosso país, temos faculdades que oferecem os melhores cursos e as melhores comodidades através de um processo de ensino virtual que vem sendo destaque não só no Brasil, como também, em vários outros países.
A estimativa é de que a educação aumente seus valores a cada instante, pois a rede mundial de computadores e as novas tecnologias estão tendo um papel fundamental na vida de cada ser humano no decorrer de suas aplicações.
Podemos observar que as novas tecnologias são imprescindíveis na sala de aula, só assim é possível tornar cada área do conhecimento acessível e cativante aos nossos alunos e a utilização da Internet como fonte inesgotável de informações tanto para o professor como para o aluno. È através dela que interagimos com outros alunos, professores e membros da comunidade educativa e não educativa em geral. Assim, abrem-se novas possibilidades para a escola, cujo desenvolvimento pode ser facilitado pela formação inicial e continuada de professores.

Seridó disse...

A tecnologia, para o mundo moderno, é um dos meios mais rápidos da evolução mundial. È muito importante para nosso crescimento profissional e pessoal. Através dela conseguimos nos comunicar com o mundo, recebemos noticias sobre o tempo, economia, política e educação.

Vivemos rodeados de um aparato tecnológico a nos auxiliar nos afazeres doméstico, profissionais , no lazer e principalmente na área industrial, visto que cada vez mais diminui o trabalho pesado.
È preciso que o educador aprenda a lidar com com os recursos da informática a fim de melhorar a sua prática .

Sandra Assis disse...

As sociedades, no seu processo evolutivo, desenvolvem um "conjunto de conhecimentos e técnicas de fazer coisas, costumes e hábitos sociais, sistemas de comunicação e crenças". Tais conhecimentos vão sendo reelaborados pelos seus descendentes e transmitidos de geração a geração. De posse desses conhecimentos os homens vão transformando a sociedade, dotando-a de recursos tecnológicos que nos dias atuais incluem as mídias e tecnologias digitais. Estas, estão presentes em todos os lugares e provocam transformações no cotidiano nos obrigando a uma adaptação, que muitas vezes causa uma certa intranquilidade, afinal, "tudo que é novo assusta." Os profissionais de educação, incluindo aí professores e gestores deveriam ser os primeiros a estar "em dia" com esses conhecimentos, uma vez que a Escola, para muitos alunos, é o único espaço de saber, de informação, de cultura e lazer.
Utilizar adequadamente as mídias digitais na escola hoje, é para um profissional do saber, tão necessário quanto era no passado o uso da lousa e do giz. O computador e a internet são, portanto, ferramentas indispensáveis na vida profissional de qualquer educador.

Quem sou eu

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O Núcleo de Tecnonologia Educacional José Augusto - Caicó/RN - Faz parte do Programa Nacionl de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. Através deste Blog pretende-se registrar atividades e trocar experiências docentes durante o Curso Introdução a Educação Digital para professores e gestores das redes públicas de ensino no sistema operacional Linux Educacional e recursos básicos da Internet.