23 de nov. de 2008

IV semana vivencial - CEFE - Atividade 2

  1. Leitura complementar na apostila p. 225 à 229;
  2. Fórum de discussão utilizando o BLOG:
  • Tema "Possibilidades de uso das TICs nas escolas"

Cada cursista faz um comentário do tema e depois escolhe um
comentário de um dos colegas para dar a sua opinião.

Salve seus comentários na sua pasta com o nome de ativ1unid8

Sucesso!!!

Suely

13 comentários:

Blog da Professora Juciane disse...

O uso das TIC's nas escolas é uma oportunidade de navegar em um mundo de possibilidades, onde se aprende divertindo. É uma realidade que não podemos fugir, pois observando ao nosso redor, percebemos a presença e o avanço da tecnologia.

Blob da professora Vera disse...

O contato com as tecnologias nos dar a oportunidade de navegar por um mundo de possibilidades, onde podemos aprender ,conhecer culturas diferentes, trocar informações que nos levam a saber o que acontece no mundo, para contribuir com as nossas aulas e fazendo com que o nosso aluno adquira conhecimentos diversos e, com isso, melhorando e aperfeiçoando cada vez mais a sua aprendizagem.

Gerlane Medeiros disse...

O curso nos proporcionou uma maior proximidade com as novas tecnologias.Sabemos que,atualmente, essas tecnologias têm se expandido e ocupam lugar de destaque nas escolas e em todos os lugares do mundo.O conhecimento digital tornou-se imprescíndivel para a realização das tarefas escolares,além de contribuir com o aprendizado do aluno.

Gerlane Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana D'Arc disse...

O curso "Introdução à educação digital", de início me deixou apreensiva e com bastante expectativa, pois lidar com novas tecnologias, novas ferramentas, sempre assusta. Mas, com o continuar das aulas, o medo foi se desfazendo, o conhecimento que tínhamos a respeito de informática foi nos abrindo o caminho e creio que assimilamos muito mais do que prevíamos. Lógico que foi muito angustiante o último encontro, pois achávamos que teríamos mais aulas práticas e para nossa surpresa, Sueli, nossa facilitadora do curso anunciou o seu término. Queríamos aprender muito mais para poder passar mais qualidade para nossos alunos. Mas, como não foi possível, resta-nos empenho e coragem para tocar o barco e colocar em prática o que aprendemos.

BLOGGER GRAÇA PROFESSORA disse...

Durante o decorrer do curso percebi a importância do mesmo para a nossa pràtica pedagógica.Além dos novos conhecimentos,conseguimos uma melhor interação com as máquinas,que nos fornecem as informaçãoes e nos auxiliam no decorrer das atividades educacionais.

professor Ricardo disse...

Durante muito tempo, foram muitas as tentativas para criar um ensino diferenciado por parte do governo, gestores e profissionais da educação.
Em pleno mundo globalizado, surge a necessidade de disseminar a informação de forma rápida e em tempo real. Surgem as TCIs como ferramentas para incrementar esse processo.
Na escola e, principalmente, na sala de aula, o uso das TCIs se faz necessário. Para isso, é fundamental o interesse do profissional da educação para colocá-las em prática. Por outro lado, é imprescindível o apoio de gestores e, principalmente, do governo que deve oferecer laboratórios de informática com as condições suficientes para a sua utilização (computadores, de acordo com o número de alunos, aparelhos de climatização, material de manutenção etc.).

professor Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana D'Arc disse...

Concordo com a professora Graça. Mas é importante que a escola desenvolva seu papel, cumprindo com a sociedade de ensinar os alunos a se relacionar de maneira seletiva e crítica com o universo de informações a que têm acesso no seu cotidiano.

Joana D'Arc disse...

Conhecer e saber usar as TICs, implica a aprendizagem de procedimentos paras utilizá-los e, principalmente de habilidades relacionadas ao tratamento da informação. Ou seja, aprender a localizar, selecionar, julgar a apertinência, procedência, utilidade, assim como capacidade para criar e comunicar-se por esses meios.

professor Ricardo disse...

Concordo com a professora Juciane, mas é preciso que o profissional da educação queira implantá-las, e gestores e governo deem o apoio necessário.

Conceição disse...

A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), na escola, traz muitos desafios, principalmente para a maioria dos professores que precisa aprender a lidar com essas tecnologias e utilizá-las com responsabilidade e segurança.
Para isso, o professor precisa conhecer bem essas tecnologias para preparar suas atividades pedagógicas, pois muitos de seus alunos, principalmente crianças e adolescentes, estão à frente de seus mestres, visto que já nasceram num mundo informatizado e o computador e até outros inventos tecnológicos não apresentam nenhum mistério para eles.

Conceição disse...

Concordo com a professora Joana D'Arc. Realmente ficamos apreensivos e criamos expectativas com relação ao Curso de Introdução à Educação digital.Ao término do mesmo,ficaram as dúvidas e angústias de sempre, mas também a certeza de que somos nós que temos de colocar o barco para navegar com segurança, mesmo que as águas ainda estejam turvas e os rios ainda sejam desconhecidos.

Quem sou eu

Minha foto
O Núcleo de Tecnonologia Educacional José Augusto - Caicó/RN - Faz parte do Programa Nacionl de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. Através deste Blog pretende-se registrar atividades e trocar experiências docentes durante o Curso Introdução a Educação Digital para professores e gestores das redes públicas de ensino no sistema operacional Linux Educacional e recursos básicos da Internet.