22 de set. de 2008

Escola Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel - Caicó-RN

Atividade de apresentação
Caro Cursista, queremos conhecer você. Aprese
nte-se para nós!!!

Abertura do Curso Introdução à Educação Digital da E.E. Mons. Walfredo Gurgel
Caicó-RN - 09.10.2008




7 comentários:

Unknown disse...

CARÍSSIMOS EDUCADORES,
Este curso de Introdução à Educação Digital, promovido pela SEED-MEC, integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional-PROINFO INTEGRADO, que visa a formação de Professores e Gestores da Educação Básica da Escola Pública de todo o Brasil.
Sejam Todos e Todas muito Bem Vindos e Bem vindas, e este Curso seja MUITO PROVEITOSO PARA TODOS.
Júnior Azevedo - Instrutor.

Unknown disse...

ATIVIDADE 1

Meu nome é Leonília, sou casada e tenho dois filhos. Trabalho na educação há 18 anos, 17 deles em sala de aula. Atualmente não leciono, trabalho no laboratório de informática da Escola Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel em Caicó-RN.



Hoje em dia utilizamos a tecnologia constantemente. Em nossa casa estamos cercados de objetos que utilizamos para suprir nossas necessidades, por exemplo: fogão, panelas, TV, roupas etc. Enfim, em todos os lugares a tecnologia está presente.
Na formação de educadores, os recursos tecnológicos têm contribuído bastante, uma vez que os computadores, vídeos e o material impresso são instrumentos utilizados na capacitação e formação de professores.

Blog da Primavera disse...

I- ATIVIDADE
Nome: Maria Hilária de Medeiros
Idade: 45 anos
Sexo: Feminino
Signo: Libra
Profissão: Professora
Cidade: Caicó- RN
E-mail: hilariamedeiros@gmail.com
MSN: hilariamedeiros@hotmail.com




Sou professora, atuando profissionalmente há 22 anos. Iniciei em Laginhas e na Escola Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel.
Em 1990 sai de Laginhas e fiquei na Monsenhor e ECAM, pois tinha 60 horas. Em março de 1994 fiquei com apenas 40 horas (hoje 30) e permaneci na Escola Monsenhor Walfredo Gurgel, onde estou até hoje.
Leciono as disciplinas de Língua Inglesa do 6º ao 9º ano e Língua Portuguesa no 6º ano , todas no turno vespertino.

No campo pessoal a tecnologia ocupa um espaço bem mais significativo na minha vida, pois estou sempre precisando utilizá-la. Por exemplo no banco, para fazer alguma pesquisa, assistir filmes, documentários, ver fotos ou até mesmo gravações pessoais.
Na formação profissional aos poucos é que está sendo introduzida, mais ainda deixa muito a desejar.

As novas tecnologias oferecem-nos belos e atraentes aparelhos que fazem brilhar os olhos daqueles que se incluem entre os não excluídos da nova geração digital. As novas tecnologias têm apresentado à sociedade magníficos instrumentos de mudanças do comportamento do indivíduo social.

blog da felicidade disse...

1 ATIVIDADE

No ano 1968, no dia 19 de novembro, nascia no Hospital do Seridó, Franklin Wagner de Freitas, o segundo filho do casal Francisca Zélia de Freitas e Manoel de Freitas.
Sua vida escolar começou no Externato Padre João Maria, onde cursou o jardim de infância, naquela época preliminar. No ano seguinte passou a estudar na Escola Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel, na qual estudou até a 8ª série. Prosseguiu seus estudos no Centro Educacional José Augusto, onde cursou o magistério e técnico de contabilidade.
Seu primeiro emprego foi na Fundação Hospitalar Dr. Carlindo Dantas, como auxiliar de secretaria. No ano de 1989 passou no concurso de professor do estado do Rio Grande do Norte. Em 1991 foi aprovado no curso de licenciatura em geografia,tendo concluído em 1995. Em 2003 conclui o curso de especialização em educação pela UNP.
No período de 1990 até 2006 lecionou em várias escolas, período em que foram adquiridas várias experiências. Atualmente trabalha como bibliotecário por motivos alérgicos.






2ª ATIVIDADE


A informática trouxe muitos benefícios para a nossa vida, sendo perceptível pela velocidade de informações que se processa hoje em todos os meios de comunicação. Essa nova tecnologia mudou a maneira como as pessoas se comunicam e organizam as informações.
Desta forma a internet permitiu que o mundo se interligasse, pois em todas as áreas esse meio passou a ser usado de maneira que as informações são uniformes, gerando um quadro de democratização de oportunidades de crescimento sócio-econômico das pessoas.
Dentro deste parâmetro, a informática passou a ser usada mais freqüentemente na nossa vida, através das consultas de sities para compras de mercadorias, de relacionamento, da utilização do computador para realização de trabalhos, no meu caso no curso de especialização, o qual foi uma ferramenta imprescindível.
Mas vale ressaltar que essa tecnologia, deve ser usada procurando-se filtrar as informações que a mesma oportuniza.

aprender disse...

ATIVIDADE 1

Há quase vinte anos venho exercendo a função de professora. Missão esta, que constantemente exige mais conhecimento e metodologias inovadoras,isso se, como educadora pretendo ter objetivos que levem o nosso educando a atitudes conceituais,procedimentais na vida intelectual própria.
Voltando dez anos atrás, na sala de aula, principalmente na escola pública, não percebia-se mais atitude ou renovação no papel do professor na sala de aula. Lembro de alguns cursos de capacitação, onde professores, diante das transformações nos meios tecnológicos, recusavam para uma atitude inovadora.
Ainda sem o curso superior, procurei investir na minha graduação. Fiz o curso de Filosofia, onde aprendi muito, principalmente a ver as coisas com olhar mais crítico, ser capaz de interpretar e assimilar textos dos mais diversos tipos. Enfim, foi um curso onde descobri mais sobre a minha prática como docente.
Parti para uma pós-graduação,supervisão educacional, onde neste tive a oportunidade de reciclar meus saberes e acreditar mais ainda que a escola para mudar era preciso primeiro que o educador mudasse sua metodologia, e esta, o giz e quadro já seriam apenas como um suporte em sala de aula, pois o acervo virtual já envolvera os nossos educandos num saber mais estimulativo.
Dessa forma, nas muitas aulas em que utilizo o livro didático, o quadro, o giz, acredito que serão para o aluno mais um em dia em que a aprendizagem fica retardada. Diferentemente quando com essa mesma aula introduze-se uma telesala (vídeo-dvd), um enquete na internet ( onde as ilustrações atraem e deixam uma aprendizagem), onde as aulas possibilitam autoridade e criatividade no desenvolvimento cognitivo do aluno.
Percebemos que o aluno já está nos meios tecnológicos a muito tempo, usam o google, o e-mail, o orkut, o msn, o celular com câmera e gravação e com acesso a FM e canais de tv.
Portanto, é possível que o aluno já nos ensinem como dar uma aula dinâmica usando os meios virtuais e com inclusão digital. E como educadora já estou a caminho e tentando transformar a sala de aula tradicional numa proposta pedagógica com possibilidades de mudanças na minha vida pessoal e profissional, e ir de encontro a realidade do nosso aluno, que percebemos uqe tem saberes tecnológicos e diversas informações comunicativas e interativa, ou seja,novas formas de aprendizado.
Esse desafio será superado e tem como propósito uma educação voltada para criatividade e conhecimentos do aluno e do educador.

blog da alegria disse...

ATIVIDADE

Eu ,Ilza da Silva professora,brasileira,solteira,natural de Caicó-RN,residente a rua Olegário Vale,555 centro. Entretanto sou uma pessoa muito dedicada ao meu trabalho.
Estudei o meu primeiro período primário no colégio estadual joaquim apolinário, onde conclui o meu curso ginasial. Depois passei a estudar no Centro Educacional José Augusto onde fiz o curso Científico.
Em 1975 fiz vestibular na UFRN,onde fui aprovada no Curso de História. No mesmo ano passei a trabalhar como bolsista na UFRN como bibliotecária e depois passei a trabalhar na Caixa Econômica Federal em Caicó na Avenida Coronel Martiniano.
Quando conclui o meu Curso passei a lecionar em várias Escolas,onde tive a oportunidade de adquirir muitas experiências na área da Educação. Depois fui convidada a lecionar na Escola Estadual Monsenhor Sigefredo
Gurgel, na rua Manoel Vicente S/N, Bairro Paraíba Caicó-RN.
No decorrer do tempo fui convidada a participar das eleições diretas para diretor deste Estabelecimento de Ensino no ano de 2005, onde participei contra duas concorrentes e tive a felicidade de sair vitoriosa nas eleições.
Em 2007 participei novamente das eleições diretas para Diretores desse Estabelecimento de Ensino,onde tive a oportunidade de vencer mais uma vez Gestora, para o Biênio de 2008 e 2009.




2-ATIVIDADE



O presente texto foi escrito com a finalidade inserir a discussão do tema a informática da Educação, um estudo realizado na disciplina de novas tecnologias.
A tecnologia digital pode transformar a vida das pessoas em todo país.
A informática está sendo vista como um instrumento poderoso de desenvolvimento.
A informática mudou minha vida em todos os sentidos. No computador tenho tudo que quero e muito mais que é oferecido. Ele abriu um imenso leque de opções na minha vida. Primeiramente tenho a oportunidade de desenvolver trabalhos com inúmeros parceiros. Serve também de divertimentos para outras pessoas e nos dar alegria, satisfações de que o mundo, as outras nações são coisas palpáveis e não sonhos que nunca se realizarão.
Sem soma de dúvida, a informática se constitui num instrumento mais benéfico que maléfico na vida das pessoas, quando exatamente por isso o acesso a ela deveria ser mais humanizado. A internet permitiu acesso a informática que jamais poderia acessar nos mais diversos países do mundo.

10ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO disse...

Nasci em 1968, a 2ª filha dos 5 filhos de Eliete Cavalcante e Alanildo Medeiros (inmemórian) sou casada e mae de dois filhos, funcinária pública estadual atuando como professora no LI desta escola.
A IMPORTÂNCIA DO COMPUTADOR EM MINHA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
O computador é fundamental na minha vida: uso-o tanto profissionalmente como também para lazer. No trabalho com CD e DVD, vídeos books, montagens de fotos, cartões, digitações de trabalhos monográficos etc. ainda consigo vender meus produtos pela internet. Além disso, baixo músicas, filmes e faço compras pela rede. Na escola onde trabalho sou monitora do Laboratório de Informática e dou aulas a turmas de EJA ( Educação de Jovens e Adultos). Hoje , para mim é muito difícil viver sem computador. É um equipamento muito importante no meu dia a dia, pois dependo dele para quase tudo que faço.

Medite na mensagem abaixo, creio que será útil para você!

VOCÊ PODE!

Você pode curtir ser quem Você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem Você gostaria.
Você pode assumir sua individualidade, ou Reprimir seus Talentos e Fantasias, tentando Ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom Amargo que já passou da idade ou que essas coisas são Fúteis, sérias e não situadas como Você.
Você pode olhar com Ternura e Respeito para si próprio e para as outras pessoas, ou com aquele Olhar de censura, que Poda, Pune, Fere e Mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive os Seus.
Você pode Amar e deixar-se Amar de maneira Incondicional, ou ficar se Lamentando pela a falta de gente à sua volta.
Você pode ouvir o seu Coração e viver apaixonadamente ou agir de acordo com o figurino da cabeça, tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.
Você pode Deixá-la como está para Ver como é que Fica ou com paciência e trabalho conseguir realizar as mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos, ou Partir para a Ação com o Pouco que tem e Muita Vontade de Ganhar.
Você pode Amaldiçoar sua Sorte, ou encarar a situação como uma Grande Oportunidade de Crescimento que a Vida lhe oferece.
Você pode Mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.
Você pode escolher o seu Destino e, através de ações concretas caminhar firme em direção a Ele, com marchas e contramarchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão Sofrer.
Você pode viver o presente que a Vida lhe dá, ou ficar preso a um passado que já acabou, e portanto não há mais Nada a Fazer, ou a um futuro que ainda não veio, e que portanto não lhe permite fazer nada.
Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é e possui, ou se acabar de tanta Ansiedade e Desgosto por não Ser ou não Possuir tudo o que você Gostaria.
Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por conseqüência, melhorando tudo que está à sua volta, ou Esperar que o mundo Melhore para que então você possa Melhorar.
Você pode Celebrar a Vida e a Energia Universal que o Criou, ou celebrar a morte, aterrorizado com a idéia de pecado e punição.
Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer-se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.
Você pode aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa de aprender nada mais.
Você pode ser feliz com a vida como ela é, ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.
A escolha é sua.
E o importante, é que você sempre tem escolha.
Pondere bastante ao se decidir, pois é você que vai Carregar - Sozinho e Sempre - O Peso das Escolhas que Fizer.
Que DEUS abençõe você e sua família!

Quem sou eu

Minha foto
O Núcleo de Tecnonologia Educacional José Augusto - Caicó/RN - Faz parte do Programa Nacionl de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. Através deste Blog pretende-se registrar atividades e trocar experiências docentes durante o Curso Introdução a Educação Digital para professores e gestores das redes públicas de ensino no sistema operacional Linux Educacional e recursos básicos da Internet.