22 de set. de 2008

Escola Estadual Aristófanes Fernandes - São Vicente - RN

Aguia
View SlideShare presentation or Upload your own.


Prezado(a) Colega,

Seja bem-vindo ao PROINO INTEGRADO


O Programa Proinfo Integrado caracteriza-se como formação continuada, por meio da educação a distância, em regime de colaboração com diferentes entes federados. De acordo com as diretrizes do Programa, os processos formativos devem considerar a formação do educador como processo de reflexão na ação a partir de situações contextualizadas e reais. Essa concepção embasa a proposta de formação dos agentes educacionais envolvidos nas ações do Programa.

Luiz de França


Caro cursista queremos conhecer você. Apresente-se para Turma!!!

Abertura do Curso

41 comentários:

Unknown disse...

Ola caros colegas. Meu nome é Umberto, sou professor de Filosofia e Sociologia na Escola Estadual Aristófanes Fernandes em São Vicente RN e na Escola Estadual Pe. Sinval Laurentino de Medeiros em Tenente Laurentino Cruz. Sou do quadro de professores do Estado a apenas 2 meses e estou muito feliz e realizado nesta nova experiência. Espero que este curso do ProInfo possa aumentar os meus conhecimentos na internet e em especial no programa do Linux. Um abraço a todos.

Unknown disse...

Oi caríssimos colegas do curso proinfo integrado, eu sou Maria janice professora da Escola Estadual Aristófanes Fernandes e Joaquim Adelino de Medeiros estou participando deste curso e espero aprender com as novas tecnogias e poder inovar minhas aulas.

Unknown disse...

Oi meus amores, eu sou Adelaide Dantas, vice-diretora da Escola Estadual Aristófanes Fernandes, São Vicente RN, tenho 30 anos de trabalho como professora e gestora por várias vezes, estou muito feliz por que sei que cumpri minha missão como educadora e gestora, e quero aprender muitas coisas que ainda não sei na internet, para que eu possa navegar no mundo da comunicação e trabalhar com os alunos.

Unknown disse...

Olá, Bom Dia...

Eu sou Hagbo Neto, voluntário da Escola Estadual Aristófanes Fernandes, trabalho no Laboratório De Informática.

Estou participando deste curso afim de aprimorar meus conhecimentos nas áreas tecnológicas...

Já tenho noção de Informática, mas não sei tudo, esse é um dos principais motivos pra me levar a cuncluir este curso...

Espero absorver tudo que for passado ao longo do curso.

compartilhando física disse...

ola colegas, sou josimaria, professora de Matemática e Física da Escola Estadual Aristófanes Fernandes e Joaquim Adelino de Medeiros-São Vicente - RN. Espero que o curso Inclusão digital traga novos conhecimento e avanços na forma de como incluirmos essas novas tecnologias em nossas aulas.

um abraço

Unknown disse...

oi colegas professores, sou Aparecida professora de Geografia da E.E. Aristófanes Fernandes estou participando do curso para aperfeiçoar meus conhecimentos em informática trocar experiências e inovar minhas aulas.
Um abraço

Unknown disse...

oĺá amigos. Meu nome é Isabelly, sou estudante faço o 2°do ensino médio, sou amigo da escola no laboratório de informática. já tenho noção em informática mais quero aprende mais ainda.
Espero que este curso do Proinfo possa aumenta os meus conhecimentos na internet e no programa do linux.

Um abraço a todos ...

Unknown disse...

Oi! Meu nome é Regina,sou professora de inglês e espanhol da Escola Estadual Aristófanes Fernandes na cidade de São Vicente-RN. Estou participando deste curso visando aprender a usar a tecnologia da informática para poder aperfeiçoar as minhas aulas .

Unknown disse...

Caro colegas eu sou Gorett Dantas sou formada em Letras, especialista em Linguagem e Comunicação em EJA, sou professora de Português, trabalho na E.E.Aristófanes Fernandes e E.E.Joaquim Adelino de Medeiros. Sou professora a 28 anos e gosto de tudo que faço. Estou fazendo o curso do Proinfo estou gostando muito,espero que esse curso possa aumentar os meus conhecimentos na internet e em especial no programa Linux, sou uma eterna pesquisadora. Um abraço a todos.

24 de Outubro de 2008 09:18

Unknown disse...

Oi colegas, meu nome é Lúcia de Fátima estou diretora da E.E. Joaquim Adelino de Medeiros em São Vicente RN sou do quadro do estado a 23 anos gosto muito do que faço.
Eespero deste curso eperfeiçoar os meus conhecimentos.
Um abraço a todos.
25/10/2008

Unknown disse...

Um Sonho Revolucionário

A história abordada no filme relaciona-se muito, não só com a evolução tecnológica, mas com a informática também, pois mostra os avanços em ambas as partes. As dificuldades de como era difícil fazer um homem voar naquela época, e dificuldade de como foi difícil criar um objeto capaz de realizar esse sonho.
Em tempos atuais isso é uma das coisas mais simples de fazer, tudo isso se da aos avanços tecnológicos. Graças a um sonho revolucionário, hoje podemos ir de um lugar a outro em poucas horas tudo isso sem muito esforço e preocupação.

“CRIEI UM APARELHO PARA UNIR A HUMANIDADE E NÃO PARA DESTRUÍ-LA. NO COMEÇO DESTE SÉCULO, NÓS, OS FUNDADORES DA AERONÁUTICA, HAVIAMOS SONHADO COM UM FUTURO PACÍFICO E GRANDIOSO PARA ELA. MAS A GUERRA VEIO, APODEROU-SE DE NOSSOS TRABALHOS É COM TODOS OS SEUS HORRORES ATERRORIZOU A HUMANIDADE”.
(Santos Dumont.)

Com a ajuda da Informática muitas coisas foram mudadas, e com isso veio os benefícios para as milhares de pessoas que usa o computador como ferramenta de trabalho, uma maquina capaz de processar milhões de dados ao mesmo tempo e armazenar tantos outros. Isso poupa tempo pra quem tem uma vida profissional agitada.
Porem a informática não só trás benefícios para quem tem tarefas profissionais a cumprir, outras tantas a usam como meio de comunicação através da Internet ligada a rede mundial de computadores, sem dúvida um dos meios de comunicação mais eficaz ligando você ao resto de mundo.

No meu caso, uso essa ferramenta para quase tudo, não só como ferramenta de trabalho, mas como meio de comunicação.
Antes Internet aqui era escassa, mas com o desenvolvimento da cidade, foram abertas Lanhouse para facilitar o acesso da Internet, e com isso facilitar a vida de muitos que precisa dela para trabalhar ou até mesmo para meio de comunicação.

Nunca senti muita necessidade de usar a Internet, mas quando bate essa necessidade, o motivo chave para isso é esclarecimento de dúvidas! Hoje em dia me sinto familiarizado com essa tecnológia.

Unknown disse...

Do sonho a realidade


De acordo com o filme “Do sonho aos ares” (Santos Dumont), era um sonho em criar algo para voar, hoje temos o meio de transporte mais rápido do mundo mesmo ocorrendo com o avanço das tecnologias.
É através das novas tecnologias que sabemos tudo que ocorre no mundo no momento que está acontecendo.
A informática muda nossa vida profissional e pessoal por que através dela acompanhamos sua evolução, tiramos dúvidas com outras pessoas e com isso podemos nos incluir no mundo digital.

compartilhando física disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi colegas, meu nome é Sônia Dantas, sou professora de Geografia e Artes na Escola Estadual Aristófanes Fernandes São Vicente RN. Estou parcipando do curso Proinfo para melhorar meus conhecimentos com relação a informática e assim poder trabalhar melhor as minhas aulas.

Unknown disse...

Um sonho que virou verdade.
O filme retrata os sonhos de Santos Dumont que um dia teve um sonho de voar para chegar mais rápido a outros lugares. E a informática não é diferente
nos propicia momentos muito importante e para a vivencia no dia-a-dia, pois nos leva a lugares muito distante e nos dão liberdade de falarmos e interagirmos com outras pessoas em tempo real como também nos ajudam em sala de aula em todos os momentos .
Este curso só vem acrescentar os conhecimentos a cerca das novas tecnologias, assim nos propiciando momentos valiosos na nossa vida de professor.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acreditar num sonho

Antes de tudo o vídeo mostra o espírito de superação , de alguém que acreditou em seus sonhos, pode e deve ser relacionado com a evolução tecnológica e a informática, pois graças as tentativas de Santos Dumont , hoje temos os jatos , os foguetes espaciais e etc.
Nunca o “mundo” ficou tão pequeno, jatos que cruzam distancias com extrema rapidez ,interligando pessoas e lugares. Sem contar do uso bélico, aumentando ainda mais o rastro de destruição deixadas pelas guerras.
A informática estar em todos os momentos das nossas vidas; desde o simples ato efetuar pagamentos, comunicar-se com outras pessoas, pesquisar e etc.
No campo do trabalho, hoje muito se fala da comodidade de não estar preso nos escritórios , repartições etc. Podemos trabalhar em nossas casas ou em qualquer lugar , que esteja conectado a rede.
O motivo é a necessidade de pesquisar e realizar transações comerciais.

Unknown disse...

O DESEJO DE VENCER


O vídeo retrata a grande dificuldade em realizar um sonho devida a época em que aconteceu esse fato. A relação que o mesmo tem com a informática é que os tem o mesmo objetivo: diminuir as distâncias e facilitar a vida das pessoas.
A evolução na informática afeta as nossas vidas positivamente quando trás maior facilidade de comunicação entre as pessoas, possibilitando maior rapidez nas informações. No entanto, pra mim tem tem o lado negativo que é a dificuldade de dominar esses aparelhos modernos
Já senti muita vontade e também muita nessecidade de acessar a internet, para me comunicar com as pessoas e ficar mais informada do que acontece no mundo inteiro em tempo real.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu sou José Roberto, sou formado em Matemática estou fazendo especialização em EJA,professor de matemática e Ed. Física trabalho nas E.E.Aristófanes Fernandes e e.E.Joaquim Adelino de Medeiros, estou participando do Proinfo espero aprender com a nova tecnologia para inovar as minhas aulas. Deixo meu abraço a todos.

Unknown disse...

Ola colegas, meu nome é Sheyson, sou ex - aluno da escola Estadual Aristofanes Fernandes na qual estou muito feliz em voltar a estudar principalmente porque estou participando de um curso de infòrmatica de grande ultilidade social para aperfeiçoamento.Espero que eu seja fundamental para ajudar ao grupo a crescer virtualmente.Abraço!!!!!

Unknown disse...

O MUNDO E SUAS TECNOLOGIAS


O vídeo relata fatos e acontecimentos que aconteceram nas idades antigas, que na qual é de grande influencia tecnologica nos tempos de hoje. Relações do homens com a inteligência de transformar e realizar obras de grandíssima utilidade.
Caso a esse acontecimento é a grande obra de Santos Dumon que revolucionou a historia da aviação e fez o despertar para evolução. Para mim um dos maiores avanços em termos de desafio, pois nesse projeto se realizou
o começo do futuro de modernidade e capacidade de inteligência.
Para fim quero destacar a importância do desafio, pois nele é aonde encontramos a chave para novas descobertas científicas.

Unknown disse...

Ola caros colegas. Meu nome é lucinete,sou professora da Esc.st.Aristófanes Fernandes,trabalho na biblioteca. Espero
com este curso aperfeicoar meus comenhecimentos no mundo da
internet.

Unknown disse...

Sonhos aos Ares

O filme “Sonhos aos Ares” trata da história da invenção do Avião por Santos Dummond, e a sua repercussão na época. Naquela época, as coisas eram tecnologicamente rudimentar, não existindo tantos avanços tecnológicos, dificultando as invenções e tornando a realização dos sonhos mais difíceis.
Mas apesar disso, não se deixava de descobrir e colocar em prática as invenções, pois mesmo sem a ferramenta da tecnologia havia uma grande criatividade por parte dos inventores (como por exemplo Santos Dummond) que faziam com que as invenções fluíssem em seu meio social.
Vê-se, que hoje, os mecanismos da informática/tecnologia são fundamentais para a nossa vivência, pois não se pode pensar, nos dias atuais, de conviver sem os auxílios digitais da informática, já que ela está presente nas nossas casas, escolas e nos diversos locais públicos e particulares.
A internet está presente em nossas vidas, pois praticamente todos os dias temos que recorre-la atrás de informações que nos auxiliem e que nos torne informados sobre o mundo.

Unknown disse...

Do sonho a realidade De acordo com o filme “Do son...Do sonho a realidade

De acordo com o filme “Do sonho aos ares”(Santos Dumont), que era um sonho criar algo que voasse. é que hoje temos o meio de transporte mais rápido do mundo. O mesmo ocorre com o avanço das tecnologias.
É através das novas tecnologias que sabemos tudo que ocorre no mundo, no momento em que esta acontecendo.
A informática muda nossa vida profissional e pessoal porque através dela acompanhamos sua evolução, tiramos dúvidas com outras pessoas e com isso podemos nos incluir no mundo digital

Unknown disse...

ola colegas, sou josimaria, professora de Matemática e Física da Escola Estadual Aristófanes Fernandes e Joaquim Adelino de Medeiros-São Vicente - RN. Espero que o curso Inclusão digital traga novos conhecimento e avanços na forma de como incluirmos essas novas tecnologias em nossas aulas.

Unknown disse...

A tecnologia ao nosso favor


A história abordada no filme está totalmente relacionada com a evolução tecnológica do ser humano, pois a partir da criação do avião, houve uma total transformação na vida do homem. Assim como o telefone, o fax e hoje a internet(entre tantas outras tecnologias desenvolvidas pelo ser humano), o avião conseguiu diminuir a distância entre os países e continentes, facilitando a comunicação e troca de experiências entre as diversas culturas existentes no nosso planeta.
Essa evolução afeta completamente a nossa vida ao passo em que não estamos “tão distantes” uns dos outros, e assim podemos compartilhar descobertas e experiências com mais facilidade e rapidez, ampliando cada vez mais o nosso leque de conhecimento.
A informática hoje modifica totalmente a nossa vida pessoal e profissional, pois facilita o nosso contato com outras pessoas de forma rápida; e portanto, nos dias atuais, “queiramos ou não” estamos a todo momento sujeitos a “necessitar” da informática.

Profa disse...

Olá colegas!
Meu nome é Almaiza.Sou professora de Língua Portuguesa na E.E. Aristófanes Fernandes e Joaquim Adelino. Espero aprender muito neste curso.

Profa disse...

Vídeo “Do sonho aos ares”

Estamos na era da informática e precisamos urgentemente nos situar neste mundo novo. Para isso necessitamos de muito estudo e dedicação para que possamos buscar o vôo rumo a informatização.
O vídeo “ Do sonho aos ares”( Santos Dumont) nos faz refletir sobre um grande sonho que tornou-se realidade, graças a perseverança que buscou para realizar o seu objetivo. Assim a tecnologia da comunicação que está presente no nosso dia a dia necessita de todos nós esse empenho. Essa realidade afeta sim nossas vidas. E isso faz com que busquemos constantes atualizações, pois é uma necessidade do mundo atual.

Unknown disse...

Oi colegas, sou Novinha professora de História, Cultura e Ensino Religioso na Escola Estadual Aristófanes Fernandes na cidade de São Vicente-RN, trabalho há vinte e cinco anos na esducação tenho enfrentado muito obstáculo nesse sistema de ensino, mas acredito que o melhor caminho ainda é a educação, estou participando do curso Proinfo espero superar as dificuldade que tenho de trabalhar na internet com os alunos.

Unknown disse...

Sou professora de matemática do ensino médio.Pretendo com esse curso aprimorar meus conhecimentos na área da informática e assim ter condições de inovar minhas aulas.

Unknown disse...

DO SONHO AOS ARES






A história abordada está relacionada com a evolução tecnológica de uma forma geral. Essa evolução tecnológica tem contribuído muito para o nosso crescimento pessoal e profissional.
Devido a evolução das novas tecnologias o homem tem usufruído de muitos benefícios. A internet é um deles,pois nos propicia uma conexão com o mundo através de informações atualizadas.

Unknown disse...

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA VIDA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES

A medida que descobrimos os benefícios da tecnologia em nossas vidas, nós, como sociedade, também estamos aprendendo novas estratégias para utilizar essa tecnologia.
O mundo digital é um facilitador para nós professores e para a comunidade que tem acesso a ele, pois temos tudo que precisamos para nos comunicar com qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, sem ter que sair de casa, como a televisão, correio eletrônico, blogs, telefones celulares e outros.
Quando precisamos de informações quase sempre podemos encontrá-la on-line, até mesmo as lojas virtuais estão aumentando, e a maior parte do que precisamos pode ser pedido e entregue em qualquer lugar, sem termos que sair de casa, o acesso a pesquisa em bibliotecas virtuais é outro ponto positivo na internet para nós professores que trabalhamos em escola pública e não dispõe de grande acervo.
O maravilhoso na nova tecnologia digital é que temos várias opções, embora também tenhamos de fazer mais escolhas

virtual studio disse...

Olá, meu nome é Emerson Campos, trabalho com Digitador na Escola Municipal Inácio Felix de Melo no Município de e presto serviços para a Escola Estadual Aristófanes Fernandes em São Vicente RN, e estou realizando este curso da Proinfo para aumentar meus conhecimentos na área da informática e repassá-los para os alunos.

A história abordada no vídeo, pode relacionar-se com a evolução tecnológica e em especial com a informática, porque vivemos em uma sociedade de constantes mudanças, por isso devemos levar em conta o esforço de nossos antepassados em nos ajudar a deixar o mundo “mais perto”, pois quando, Santos Dumont entre outros, insistiram no sonho da invenção do avião, pensaram também em chegar a outros lugares de uma maneira mais rápida, assim como na informática existe a “internet” que é uma rede mundial de computadores que disponibiliza informações, imagens, musicas, filmes e nela também podemos nos aproximar de pessoas que moram nos mais longínquos lugares sem sairmos de casa.
Essa evolução afeta nossas vidas de uma forma muito boa, pois com essa evolução podemos saber em questões de segundos as grande novidades que estão acontecendo no mundo, mas a tecnologia também precisa ser explorada por mais pessoas para podermos desfrutar das coisas boas da vida com nossos amigos.
A informática pode mudar nossas vidas, tanto no pessoal como no profissional, no pessoal nós podemos saber o que acontece no mundo, conhecer novos amigos, tirar dúvidas escolares, fazer pesquisas sobre nosso município e fazer alguns trabalhos do cotidiano; No profissional, nós aproveitamos a internet para fazermos pesquisas tais como: previsão do tempo, comprar uma passagem de avião, adquirir um utensílio e entre outras coisas, colocar um curriculum em uma empresa que nós tanto temos vontade de trabalhar, e o melhor, tudo isso sem sair de casa, passamos e recebemos todas as informações necessárias em tempo real através de E-mail.
Sempre sentimos necessidades de acessarmos a Internet, pois com a disponibilidade dela, podemos tirar várias dúvidas, conhecer pessoas, pegar umas imagens que tanto estamos precisando para terminar um trabalho, e rever aqueles amigos que a tanto tempo não vimos.

Unknown disse...

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
A tecnologia vem influenciando de maneira positiva a troca de informações entre as pessoas,e é uma ferramenta que o professor dispõe para ajuda-lo a melhorar sua prática profissional. No entanto se faz necessário que conheçamos essa tecnologia para podermos adequa-las as metodologias já utizadas.Sabemos também que é muito importante o uso tecnológico em nossas escolas pois a informática esta presente em nossas vidas agindo positivamente, quando facilita a comunicação ente as pessoas e possibilita uma maior rapidez nas comunicações.
"A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REQUER UM OLHAR MAIS ABRANGENTE, ENVOLVENDO NOVAS FORMAS DE ENSINAR E DE APRENDER CONDIZENTES COM O PARADÍGMA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, O QUAL SE CARACTERIZA PELOS PRINCÍPIOS DA DIVERSIDADE, DA INTEGRAÇÃO E DA COMPLEXIDADE.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA VIDA E NA FORMAÇAO DE PROFESSORES E GESTORES

Atualmente vivemos em constantes e aceleradas mudanças, provocadas
pelos avanços científicos e tecnológicos. Essas mudanças tem sido um grande
desafio para os educadores,quanto ao uso das tecnologias nas escolas públicas.
Conhecer e saber usar os recursos tecnológicos faz-se necessário e urgente não
só no âmbito educacional como também em nosso cotidiano,visto o rumo a que
a sociedade hoje está direcionada. A Internet é uma ferramenta que oferece inú-
meros serviços,devemos então ter o cuidado de separar o que é de interesse,de
qualidade e de confiança para não sermos surpreendidos por armadilhas. O uso
da tecnologia no processo ensino-aprendizagem,estimula a imaginação e a cria-
tividade do aluno e ainda torna a aula mais interativa.

Profa disse...

O papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares

A tecnologia está presente no nosso cotidiano sem que muitas vezes não nos damos conta disso. Basta imaginar-mos como seria hoje o dia-a-dia sem a presença da televisão, do celular e mais recentemente da Internet, que facilita a nossa vida, tanto na comunicação como também em nosso trabalho.
Não podemos mais ignorar a influência das tecnologias , principalmente na profissão de educador. O uso da Internet, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta para estimular o interesse e o aprendizado dos alunos.
Para isso, estamos dando os primeiros passos no mundo digital.

Unknown disse...

A mídia é o conjunto dos meios de comunicação e inclui indistintamente diferentes veículos, recursos e técnicos como: jornal, rádio, TV, cinema, imprensa, propaganda entre outros. A tecnologia é o conjunto de conhecimentos, especial em princípios científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividade.
O computador é uma ferramenta necessária para o professor. É o substituto da antiga máquina de escrever (datilografo), porém, sem a internet essa tecnologia vem a ser a referida máquina com mais recursos. A internet é o meio de informações para o professor e o educando adquirindo melhor aprendizagem obtendo mais conhecimentos através de pesquisas e das aulas práticas.
Entretanto é necessário que cada professor interagi com os avanços tecnológicos.

Unknown disse...

TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES ESCOLAR

Temos por pressuposto de nosso trabalho a meta maior de , inseridos no contexto em que vivemos criar condições para que os alunos se tornem cidadãos que pensem e atuem por si mesmos.
Mesmo com todas as tecnologias presentes no mundo é preciso aprimorar as estratégias de forma eficaz, com as quais os alunos possam interagir, possibilitando o desenvolvimento do educando, e seu preparo para o exercício da cidadania.
A internet é uma fonte diversificada de pesquisa de conteúdo, uma fonte de atividade variadas e interessante, sendo o educador muito importante no processo pedagógico como mediador de um roteiro bem definido dos temas abordados, questionando estratégias, para análise critica dos alunos.É importante que o educador tenha clareza de qual é o objetivo do uso do computador como recurso pedagógico no uso da construção do conhecimento contrario ,sua aula se tornará uma simples atividade rotineira.

Unknown disse...

O PAPEL DA MÍDIA NO DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO

Na sociedade atual em que estamos vivendo, estamos a cada dia envolvidos pelos meios tecnológicos que a nossa sociedade nos propõe e exige que estejamos atualizados. A mídia atual, seja ela Internet, Televisão ou qualuqer outro meio está presente de modo influenciador em nossas vidas, e consequentemente nas nossas práticas pedagógicas. Não podemos mais querer ensinar aos alunos apenas através do giz e do quadro-negro. Precisamos a cada dia nos atualizarmos e fazer com que a nossa prática pedagógica possa acompanhar as atualizações do mundo.

Quem sou eu

Minha foto
O Núcleo de Tecnonologia Educacional José Augusto - Caicó/RN - Faz parte do Programa Nacionl de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. Através deste Blog pretende-se registrar atividades e trocar experiências docentes durante o Curso Introdução a Educação Digital para professores e gestores das redes públicas de ensino no sistema operacional Linux Educacional e recursos básicos da Internet.